Barcos robot podem reduzir trânsito de Amesterdão – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Barcos robot podem reduzir trânsito de Amesterdão

Published

on

Tendo em vista conseguir uma solução de mobilidade que ajude a reduzir o trânsito, a cidade de Amesterdão está a testar barcos robot que se movem de forma autónoma nos conhecidos canais da capital dos Países Baixos.



Com muitos problemas de tráfego nas ruas mais estreitas da cidade, Amesterdão tem uma vasta área disponível nos seus canais e por isso este projeto visa maximizar essa oportunidade.

Para já começaram os testes com os barcos robot, denominados Roboat, numa importante tarefa urbana: a recolha de lixo. Como é normal tal é feito por camiões que também não ajudam nada à fluidez do trânsito. Com o Roboat, este funciona como um contentor do lixo flutuante que uma vez cheio se desloca até ao ponto de recolha, regressando depois ao seu local original de forma totalmente autónoma. Prevê-se que a sua implementação efetiva possa acontecer já no próximo ano.

O projeto prevê que numa segunda fase o Roboat faça também trajetos para transportar passageiros entre vários pontos da cidade. Utiliza um sistema de GPS, várias câmaras e uma solução de visão através de laser na frente. Toda a programação da sua navegação é feita por computadores instalados em centrais e não no próprio Roboat.

Neste vídeo vemos como funciona o Roboat:

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

Como pôr um Porsche 917 K a trabalhar

Published

on

Um dos maiores ícones da história automóvel é o Porsche 917 K, especialmente este número 22 que correu em Le Mans em 1970 com David Hobbs e Mike Hailwood aos comandos e depois foi também o carro imortalizado pelo filme Le Mans com Steve McQueen.



Esta unidade já foi a leilão em 2021 pelas mãos da Sotheby´s e estimava-se que podia valer entre 16 e 18,5 milhões de dólares, mas não foi vendida.

Além de todo o seu historial estamos perante um modelo cheio de curiosidades, pois se pensa que basta dar à chave para ele começar a trabalhar, está enganado! Neste vídeo ficamos a saber tudo o que é preciso para dar vida a este 917 K:

Continuar a ler

Curiosidades

Um milhão de quilómetros num Defender, uma história de sobrevivência

Published

on

As histórias de longevidade automóvel são sempre uma vitória da engenharia, da boa manutenção… ou do mais puro improviso.



Neste caso trata-se de um Land Rover Defender 110 de 1994 que já passou a barreira do milhão de quilómetros e que continua a enfrentar as estradas, ou melhor dizendo, os trilhos do Congo.

Neste caso, estamos perante um puro sobrevivente que como se vê neste vídeo deve ter tido uma vida bem dura no passado, mas que ainda continua vivo:

Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração