Notícias
Teorema, a visão de futuro de Pininfarina
Published
2 anos anteson
By
Pedro Grilo
Com uma silhueta que parece uma bala, o Teorema foi desenhado pelos estúdios Pininfarina e abre a porta a uma nova visão do que poderá vir a ser o automóvel do futuro considerando a realidade da mobilidade elétrica e da condução autónoma.
Os carros elétricos abrem as portas para novas soluções de design pois elementos que sempre condicionaram o desenho de um automóvel como o compartimento do motor deixam de estar presentes, mas, na maioria dos casos, ainda estamos perante uma mudança tecnológica que não tem sido acompanhada pelo design que continua a seguir as linhas e a manter os volumes dos automóveis tal como são vistos tradicionalmente.
Os estúdios Pininfarina rompem um conjunto de conceitos com o Teorema. A começar pela ausência das tradicionais portas laterais pois o acesso é feito pela traseira e facilitado através de um tejadilho móvel. Depois assumindo uma realidade de condução autónoma também os comandos habituais como o volante deixam de estar presentes libertando uma nova configuração do espaço interior para cinco ocupantes.
Com 5,40 metros de comprimento o Teorema oferece uma disposição de bancos individuais com um dianteiro ao centro e os restantes quatro bem colocados nas laterais do habitáculo, sendo os dois dos bancos da “segunda fileira” podem ser totalmente rebatidos, criando duas chaise longue em conjunto com os dois bancos mais recuados.
Considerando uma realidade de condução autónoma total, o “banco do condutor” pode girar 180º permitindo que este fique virado para os restantes passageiros em amena cavaqueira durante a viagem.
Com o formato de uma bala, o Teorema apresenta silhueta muito aerodinâmica que termina numa traseira volumosa mas com muita presença. Este concept foi todo ele desenhado em realidade virtual e traz muitas novas ideias ao que pode ser o automóvel do futuro.
Também pode gostar

A Fiat revelou aquele que será a sua próxima aposta totalmente elétrica para uma mobilidade mais sustentável nas cidades. Trata-se do Topolino.
Recuperando um nome que fez história na marca italiana, a Fiat revelou agora as linhas do seu novo Topolino. Utilizando a mesma plataforma e, muito provavelmente o mesmo sistema elétrico e motorização, do seu “primo” Citroën AMI este Topolino apresenta um estilo que se inspira claramente numa imagem retro.
Não tem portas, apenas duas cordas, e o tecto é em lona, o que lhe dá uma imagem ainda mais “leve” e descontraída.
Para já a Fiat não revelou nada sobre as características técnicas deste Topolino, nem avançou com a data da sua comercialização.

A gama do C5 Aircross cresceu na sua oferta de modelos híbridos com a chegada ao mercado do Hybrid 136 que conta com a nova tecnologia Hybrid 48V.
Este C5 Aircross conta com o motor Puretech de nova geração, um tricilíndrico com 1.2 litros de cilindrada e 136 cv de potência, associado a um motor elétrico com 28 cv e uma nova caixa de velocidades ë-DCS6, de dupla embraiagem eletrificada. O sistema Hybrid 48V apresenta uma bateria de 48V com uma capacidade de 432 Wh e que é recarregada de forma automática nalguns momentos da condução.
Esta solução permite também circular em modo elétrico em baixas velocidades e segundo a marca isso pode significar que 50% dos trajetos e manobras citadinas poderão ser feitos só com recurso ao modo elétrico.
Este C5 Aircross Hybrid 136 já está disponível para encomenda no nosso mercado, sendo que as entregas deverão ocorrer durante o segundo semestre deste ano. Tem três níveis de equipamento, Feel Pack, C-Series e Shine e o seu preço começa nos 39.380€.



Ebro está de regresso e mostra pick-up elétrica no Salão de Barcelona

Como eliminar a humidade do interior do seu carro

O renovado Volkswagen Touareg

IVECO lança icónico Daily Bus em versão elétrica

Aston Martin DB12, o “Super Tourer”

O Ferrari Enzo de Fernando Alonso vai a leilão

BMW R 18 Roctane, o quinto elemento

O último teaser de Velocidade Furiosa X

Depois da roda o Homem inventou… a roda quadrada

Goodwood no seu melhor

Dodge despede-se da combustão pura com um “demónio”

Um Ioniq 6 de chocolate

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Mazda MX-5 (2005-2015)

Fiat Topolino está de regresso em modo elétrico

Nasceu o Clube Scania

O Citroën C5 Aircross tem nova tecnologia híbrida

O Ferrari Enzo de Fernando Alonso vai a leilão

Volvo Trucks recebe pedido recorde de mil camiões elétricos

BMW R 18 Roctane, o quinto elemento
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por MGRosarioBom dia pessoal, alguem entendido do assunto consegue me dizer se é um orçamento justo para o servico que é? É para um Peugeot 206 de 2001. Tenho...
- por Liam2000O movimento que esvazia pneus de veículos SUV já chegou a Portugal, mas PSP diz que ação “não é crime” ...
- por PeLeveTem viabilidade? (Fonte (https://engenhariae.com.br/tecnologia/fibra-optica-e-formada-no-ambiente-aereo-e-funciona-de-forma-continua)) Nicola...
- por Charger144Olá, alguém conhece algum bom advogado / sociedade (direito civil, de preferência especializado em questões de imóveis) na Zona do Porto? ...
Em aceleração
- Comerciais1 semana antes
Ebro está de regresso e mostra pick-up elétrica no Salão de Barcelona
- Motos2 semanas antes
Manifestação contra as inspeções às motos está agendada
- Notícias2 semanas antes
Novo Renault Rafale “ganha asas”
- Notícias2 semanas antes
Citroën My Ami Buggy está de volta
- Manutenção1 semana antes
Como eliminar a humidade do interior do seu carro
- Motos2 semanas antes
Concentração de Góis 2023 já tem datas e programa
- Comerciais2 semanas antes
Maxus desvendou mais um furgão do seu portefólio de elétricos
- Comerciais2 semanas antes
António Costa foi ao Tramagal assinalar Canter nº 250 mil