Teorema, a visão de futuro de Pininfarina – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Teorema, a visão de futuro de Pininfarina

Published

on

Com uma silhueta que parece uma bala, o Teorema foi desenhado pelos estúdios Pininfarina e abre a porta a uma nova visão do que poderá vir a ser o automóvel do futuro considerando a realidade da mobilidade elétrica e da condução autónoma.



Os carros elétricos abrem as portas para novas soluções de design pois elementos que sempre condicionaram o desenho de um automóvel como o compartimento do motor deixam de estar presentes, mas, na maioria dos casos, ainda estamos perante uma mudança tecnológica que não tem sido acompanhada pelo design que continua a seguir as linhas e a manter os volumes dos automóveis tal como são vistos tradicionalmente.

Os estúdios Pininfarina rompem um conjunto de conceitos com o Teorema. A começar pela ausência das tradicionais portas laterais pois o acesso é feito pela traseira e facilitado através de um tejadilho móvel. Depois assumindo uma realidade de condução autónoma também os comandos habituais como o volante deixam de estar presentes libertando uma nova configuração do espaço interior para cinco ocupantes.

Com 5,40 metros de comprimento o Teorema oferece uma disposição de bancos individuais com um dianteiro ao centro e os restantes quatro bem colocados nas laterais do habitáculo, sendo os dois dos bancos da “segunda fileira” podem ser totalmente rebatidos, criando duas chaise longue em conjunto com os dois bancos mais recuados.

Considerando uma realidade de condução autónoma total, o “banco do condutor” pode girar 180º permitindo que este fique virado para os restantes passageiros em amena cavaqueira durante a viagem.

Com o formato de uma bala, o Teorema apresenta silhueta muito aerodinâmica que termina numa traseira volumosa mas com muita presença. Este concept foi todo ele desenhado em realidade virtual e traz muitas novas ideias ao que pode ser o automóvel do futuro.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Alfa Romeo apresentou o novo Milano

Published

on

Com o novo Milano a Alfa Romeo lança um modelo que começa a sua vida logo com uma aura especial já que é o primeiro automóvel totalmente elétrico lançado pela marca italiana.



A Alfa Romeo aposta forte neste Milano pois é uma proposta que se insere no segmento B, aquele que é mais significativo no mercado europeu e de onde a marca estava arredada nos últimos anos.

Como seria de esperar o primeiro trunfo do Milano é a sua estética com linhas fluídas e insinuantes e vários detalhes que se destacam como o desenho do logótipo da marca “gravado” no centro da grelha frontal. No interior mantém-se um ambiente que certamente agradará aos “puristas” da Alfa já que se revela envolvente e desportivo.

Em termos de motorizações a proposta totalmente elétrica denominada “precisamente” Elletrica surge em duas versões, a primeira com 156 cv de potência e a segunda, a “Veloce”, com 240 cv. Estas soluções estão equipadas com uma bateria com 54 kWh que lhe assegura uma autonomia de 410 quilómetros.

O Milano mantém ainda opções com motores a combustão na forma das propostas híbridas. As versões “Ibrida” contam com o sistema Hybrid 48V do grupo Stellantis, o que neste caso conta com um motor a gasolina 1.2 PureTech e um motor elétrico com 21 kW numa solução que em conjunto dá ao Milano uma potência de 136 cv.

Este novo Milano deverá chegar ao nosso mercado mais perto do final do ano, mas as encomendas poderão começar a ser feitas já no próximo mês de maio. A Alfa Romeo ainda não avançou com preços para as várias versões do Milano.

Continuar a ler

Notícias

Opel revelou as primeiras imagens do novo Frontera

Published

on

A Opel vai recuperar o nome Frontera, mas desta vez na forma de SUV e já mostrou as primeiras fotos e revelou que terá uma versão 100% elétrica logo no lançamento da gama.



Com umas linhas modernas e uma frente que segue o traço dos atuais modelos Opel com o conceito Opel Vizor, o novo Frontera mostra logo à primeira vista o seu caráter SUV. Aparenta um bom espaço interior e o desenho do habitáculo também segue a inspiração de modernidade do exterior sendo a zona do condutor e passageiro dominada por linhas bem definidas e pelo “Pure Panel” com os seus dois ecrãs de 10″, um para o painel de instrumentos e o outro para o infoentretenimento, juntos numa só linha de ecrãs.

Em termos de motorizações este novo Opel Frontera terá uma versão totalmente elétrica e outras opções com um sistema híbrido de 48V. Ainda sem avançar preços, a marca germânica aponta a início da comercialização do novo Frontera para o próximo mês de julho.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por LetsMakeCakes
    Boa Tarde A ver se alguém me desfaz as duvidas: EU trabalho com pessoas com incapacidades físicas (mobilidade) e mentais, e exerço a...
  • por Ivox5
    Olá malta, estava a pensar adquirir um peugeot 206 1.6 hdi, porém o carro possui cerca de 290 mil km e gostava de saber se ja tem muitos km ou não...
  • por now
    Como indica o título estou a procura de um Youngtimer para adquirir durante este ano. Só falta a empresa acabar as obras no parque subterrâneo...
  • por Pneucareca
    Carlos Tavares veio confirmar que será apresentado no segundo semestre de 2025....

Em aceleração