A paixão automóvel cubana também chega aos Lada – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

A paixão automóvel cubana também chega aos Lada

Published

on

O amor dos cubanos pelos seus automóveis motos é sobejamente conhecido, sendo até o seu parque automóvel, repleto de relíquias norte americanas dos anos 50 ainda em circulação, uma das suas atrações turísticas. Mas essa paixão não se fica pelas máquinas do Tio Sam e estende-se ao outro lado da barricada da Guerra Fria, aos Lada oriundos da antiga URSS.



Tendo começado a chegar a Cuba no final dos anos 60, início dos anos 70, os Lada começaram a circular nas estradas cubanas na forma de táxis, ou de veículos de estado, sendo uma das primeiras alternativas aos envelhecidos modelos americanos dos anos 40 e 50 para os quais escasseavam peças de substituição devido ao embargo norte-americano à ilha de Fidel Castro.

Hoje em dia também os Lada são uma relíquia, mas tal como os clássicos americanos, também eles ganham uma nova vida na mãos do engenhoso povo cubano que os mantém bem vivos naquilo a que se pode chamar de autentico “milagre mecânico”.

Não é por isso de estranhar que tenha nascido o Cuba Lada Club, que reúne proprietários e aficionados destes carros fabricados na antiga União Soviética e que num dos seus primeiros encontros juntou 140 modelos, todos eles já com um “toque” cubano.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

A arte de estacionar

Published

on

Para a esmagadora maioria dos automobilistas estacionar é um momento normal no dia a dia da condução. Contudo há alguns que transformam esse momento num autêntico filme. Alguns dão filmes mais humorísticos, outros mais dramáticos. Que o digam os próprios automóveis que nem devem estar bem a acreditar no que lhes está a acontecer.



É o caso deste Jaguar I-Pace e do pobre Toyota Yaris que está ao lado. Os dois não devem estar bem a crer no que lhes está a suceder quando um simples estacionamento na perpendicular na cidade de Londres se transforma na complicação que nos mostra este vídeo:

Continuar a ler

Curiosidades

Já imaginou um Fiat 126 com um motor V8?

Published

on

As criações em torno do mundo motorizado não têm limites e este pequeno Fiat 126 é disso um bom exemplo.



Em 1985 o britânico Chris Skinner comprou um Fiat 126 de 1974 por 50 libras, cerca de 60 euros, e começou a correr com ele em provas de aceleração, ou drag race, se preferirem.

Começou por mudar o motor para um V6 Ford de um Capri, mas a busca por mais potência foi sempre aumentando até chegar a um motor Chevrolet V8. Claro que tudo o resto teve de ser mudado: chassis, eixos, pneus, caixa de velocidades, ou interior entre tantos outros elementos e este pequeno foguete praticamente só tem a carroçaria do Fiat 126 original.

Um pequeno carro concebido para ser um simples meio de transporte económico e acessível transformado num animal de velocidade é, sem dúvida, uma bela história.

Continuar a ler

Curiosidades

Bugatti cria mesa de snooker de 250 mil euros

Published

on

A Bugatti criou uma edição especial de uma mesa de snooker da qual serão produzidas apenas 30 unidades com um custo que no mínimo será de 250.000€ cada uma.



A pergunta que se coloca é o que tem de tão especial uma mesa de snooker para custar esta fortuna? Além de ser Bugatti e fazer parte da Lifestyle Collection de produtos exclusivos da marca de luxo gaulesa, esta mesa tem a particularidade de ter sido desenhada e pensada para ser instalada num iate e solucionar o problema de jogar snooker quando o mar não está assim tão calmo e as inclinações são uma complicação.

Feita em fibra de carbono, esta mesa conta com uma tecnologia de auto-nivelamento que mantém a mesa sempre direita. Esta tecnologia baseia-se num sensor giroscópico e num mecanismo de elevação em cada uma das pernas que compensa em milissegundos a inclinação que se possa verificar. Este sistema é silencioso e não tem qualquer vibração para que os jogadores não sejam desconcentrados por nada.

A Bugatti começará a fazer as entregas desta mesa já no próximo mês de junho.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração