A paixão automóvel cubana também chega aos Lada – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

A paixão automóvel cubana também chega aos Lada

Published

on

O amor dos cubanos pelos seus automóveis motos é sobejamente conhecido, sendo até o seu parque automóvel, repleto de relíquias norte americanas dos anos 50 ainda em circulação, uma das suas atrações turísticas. Mas essa paixão não se fica pelas máquinas do Tio Sam e estende-se ao outro lado da barricada da Guerra Fria, aos Lada oriundos da antiga URSS.



Tendo começado a chegar a Cuba no final dos anos 60, início dos anos 70, os Lada começaram a circular nas estradas cubanas na forma de táxis, ou de veículos de estado, sendo uma das primeiras alternativas aos envelhecidos modelos americanos dos anos 40 e 50 para os quais escasseavam peças de substituição devido ao embargo norte-americano à ilha de Fidel Castro.

Hoje em dia também os Lada são uma relíquia, mas tal como os clássicos americanos, também eles ganham uma nova vida na mãos do engenhoso povo cubano que os mantém bem vivos naquilo a que se pode chamar de autentico “milagre mecânico”.

Não é por isso de estranhar que tenha nascido o Cuba Lada Club, que reúne proprietários e aficionados destes carros fabricados na antiga União Soviética e que num dos seus primeiros encontros juntou 140 modelos, todos eles já com um “toque” cubano.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Cão salva dono num acidente

Published

on

Foi nos arredores da cidade de Lebanon, no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos que um pastor alemão salvou a vida do seu dono após este ter tido um grave acidente.



Com neve, o dono, Cam Laundry perdeu o controlo da sua pick-up e como não usava o cinto de segurança, acabou por ser projetado para fora do veículo após este ter capotado.

O seu pastor alemão Tinsley partiu à procura de ajuda e a polícia local começou a receber chamadas de um animal perdido na estrada. Ao encontrar Tinsley, este começou a guiá-los até ao local do acidente onde Laundry já começava a sofrer de hipotermia.

Prontamente assistido, este homem deve a vida ao seu cão e não hesita a afirmar que foi mesmo “um milagre” estando eternamente grato ao seu fiel amigo.

Continuar a ler

Curiosidades

Um mundo de Porsches cor-de-rosa

Published

on

A ideia foi do fotógrafo polaco Tomek Makolski que imaginou como seria o mundo futuro só com modelos Porsche Taycan cor-de-rosa e tratou de criar um conjunto de imagens desse universo imaginário.



De início pode pensar-se que ele se limitou a fotografar um Porsche Taycan cor-de-rosa e que todo o restante trabalho foi feito em ferramentas digitais de edição de imagem, mas tal não foi o caso.

Makolski pegou num Porsche Taycan real e colocou-o em cada uma das posições que se vê nas fotos fazendo depois uma sobreposição de cada uma das imagens gerando assim a noção de conjunto e quantidade.

Portanto, todos os Porsche e locais onde foram fotografados são reais.

Continuar a ler

Curiosidades

Estradas cortadas por causa de caranguejos

Published

on

Todos os anos na Ilha do Natal, na Austrália, a população depara-se com um contratempo algo insólito nas suas deslocações diárias: a migração do caranguejo vermelho.



São milhões de caranguejos que se deslocam para o oceano e que de um momento para o outro invadem a ilha e consequentemente também as estradas que têm de ser cortadas para não haver interferência com a migração desta espécie protegida na Austrália e também para garantir a segurança dos condutores e ocupantes dos veículos.

Conscientes da importância desta espécie para o ecossistema e também para o turismo da ilha, que é quase toda ela um parque natural, os habitantes já estão habituados a esta migração anual que inevitavelmente obriga a este encerramento de inúmeras estradas para que não haja atropelamentos em massa de caranguejos, que comprometeriam a espécie e o seu equilíbrio, ao mesmo tempo que poderiam por em risco também os utentes da via.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração