Comerciais
Marca Maxus, da SAIC, chega a Portugal pelas mãos do Grupo Bergé

A Maxus, marca especializada em veículos MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, vai entrar no mercado português, num investimento do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores automóveis da Europa e da América Latina, que assim alarga as suas operações em Portugal, onde já assegura a presença da Fuso, Isuzu, Kia e Mitsubishi.
A Maxus, herdeira do património histórico da LDV – Leyland DAF Vans, está integrada no universo da SAIC Motor Corporation, maior construtor automóvel da China e o sexto maior a nível mundial. Com um modelo vertical de negócio, que abrange desde a pesquisa e desenvolvimento até ao produto final, a SAIC Motor conta com mais de 215 mil colaboradores, 10 unidades de produção e centros de desenvolvimento espalhados pela Europa e Ásia.
A chegada da Maxus ao mercado nacional está agendada para o segundo trimestre deste ano, com uma gama centrada em comerciais ligeiros e usufruindo da capacidade instalada do Grupo Bergé Auto em Portugal, nomeadamente ao nível comercial e de após-venda.
A gama da Maxus vai centrar-se em dois furgões, um elétrico e um segundo de maiores dimensões e muito inspirado na atual geração da Ford Transit.
Recorde-se que a SAIC Motor adquiriu a LDV (Leyland DAF Vans) em 2009, tendo começado a partir daí uma nova estratégia para esta companhia britânica de comerciais ligeiros com mais de 120 anos de história. O primeiro modelo de nova geração foi o furgão V80, lançado na China em 2011 (e noutros 40 países subsequentemente).
Comerciais
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?

Já existe uma estação de carregadores massiva para camiões elétricos. Dispõe de 200 prontos de carregamento projetados para que os camiões elétricos consigam carregar de forma simples e com espaço. Esta estação atinge potências de 500 kW a 1,44 MW. Mas como é que isto funciona?
Esta estação foi desenvolvida especificamente para camiões elétricos que pouco a pouco começam a povoar as estradas. Dos 200 carregadores que disponibiliza, 18 deles atingem a potência recorde de 1,44 MW. Há 72 que funcionam a 720 kW e mais de 100 a 500 kW
Por outro lado, a estação é compatível com a supercarga de 3,5 C que os camiões pesados têm. É isso que realmente permite aos condutores carregar durante cinco minutos e percorrer 100 km. Acima de tudo, esta estação é ecológica, pois gera aproximadamente 5000 kW/h de eletricidade verde por dia. Estima-se que, por ano, esta estação seja capaz de reduzir as emissões de carbono em cerca de 45 000 toneladas.

Contudo esta estação não se encontra em Portugal… nem sequer na Europa. Fica situada em Sichuan, na China, e trata-se de uma infraestrutura que foi inaugurada pela gigante Huawei. Quanto ao preço, embora não tenha sido confirmado, há rumores de que os condutores poderiam economizar mais de 18 000 euros por ano se carregarem nesta estação, o que representaria um aumento de 15% na eficiência operacional dos mesmos.
Embora na Europa não existam grandes iniciativas, os Estados Unidos já começaram a trabalhar para alcançar o gigante chinês. No estado da Califórnia foi aprovado um investimento de 94 milhões de dólares para construir mais de 500 pontos de carregamento para camiões elétricos ao longo dos principais corredores comerciais do estado. Na Europa, onde o transporte rodoviário é vital para o comércio, infraestruturas como esta poderiam ser elemento essencial para alcançar os objetivos de descarbonização.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4dComerciais
Caselani tem kit retro para o Fiat Ducato

Depois dos Citroën, o carroçador italiano Caselani “pega” em modelos Ducato e transforma-os em Fiat dos anos 50 e 60.
A transformação é realizada a partir do kit da empresa 616N, capaz de dar ao Ducato atual uma vida retro.

O kit recebe esta designação, porque os modelos Fiat 615 e 616N foram protagonistas entre os anos 1952 e 1966. Na época, este veículos fizeram parte da história económica de Itália, transportando o progresso nas suas caixas de carga.

O novo kit reinterpreta precisamente estes modelos e saiu do lápis de David Obendorfer, designer especializado em conversões retro. O desafio passava por adaptar a estética fluida à base do Ducato atual, um furgão de construção quadrada e modular, concebida para maximizar a configuração e a capacidade de carga. O resultado é um compromisso elegante, onde a nostalgia não sacrifica a funcionalidade.

O 616N é um kit completo de carroçaria em fibra de vidro, com faróis das marcas Mopar, Hella e Giantlight e todos as parafusos necessários para a sua instalação. A conversão é feita diretamente na fábrica Caselani, no norte de Itália.

-
Notícias2 semanas ago
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros
-
Curiosidades2 semanas ago
Ficar pendurado… literalmente
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Avaliações Usados1 semana ago
Fiat 500e (2020-…)
-
Notícias2 semanas ago
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo
-
Comerciais2 semanas ago
Volkswagen Transporter ganha versão três novas opções
-
Notícias2 semanas ago
Barco com motor Porsche bate recorde
-
Comerciais1 semana ago
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal