Marca Maxus, da SAIC, chega a Portugal pelas mãos do Grupo Bergé – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Marca Maxus, da SAIC, chega a Portugal pelas mãos do Grupo Bergé

Published

on

A Maxus, marca especializada em veículos MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, vai entrar no mercado português, num investimento do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores automóveis da Europa e da América Latina, que assim alarga as suas operações em Portugal, onde já assegura a presença da Fuso, Isuzu, Kia e Mitsubishi.



A Maxus, herdeira do património histórico da LDV – Leyland DAF Vans, está integrada no universo da SAIC Motor Corporation, maior construtor automóvel da China e o sexto maior a nível mundial. Com um modelo vertical de negócio, que abrange desde a pesquisa e desenvolvimento até ao produto final, a SAIC Motor conta com mais de 215 mil colaboradores, 10 unidades de produção e centros de desenvolvimento espalhados pela Europa e Ásia.

A chegada da Maxus ao mercado nacional está agendada para o segundo trimestre deste ano, com uma gama centrada em comerciais ligeiros e usufruindo da capacidade instalada do Grupo Bergé Auto em Portugal, nomeadamente ao nível comercial e de após-venda.
A gama da Maxus vai centrar-se em dois furgões, um elétrico e um segundo de maiores dimensões e muito inspirado na atual geração da Ford Transit.

Recorde-se que a SAIC Motor adquiriu a LDV (Leyland DAF Vans) em 2009, tendo começado a partir daí uma nova estratégia para esta companhia britânica de comerciais ligeiros com mais de 120 anos de história. O primeiro modelo de nova geração foi o furgão V80, lançado na China em 2011 (e noutros 40 países subsequentemente).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Cabina da Scania série L alcança cinco estrelas no Euro NCAP

Published

on

A cabina da série L da Scania alcançou uma classificação de segurança de cinco estrelas, a pontuação máxima possível, no programa Safer Trucks da organização europeia de avaliação do consumidor Euro NCAP.

O veículo ensaiado é uma versão elétrica equipada com a cabina L, uma cabina versátil de acesso rebaixado, concebida para operações urbanas, com uma visibilidade direta excecional. Integra o segmento de serviços urbanos, que inclui veículos como camiões de recolha de resíduos e outros camiões de serviços essenciais destinados a operar em meio urbano.

“Na Scania colocamos a segurança e os nossos clientes em primeiro lugar, e o facto de a nossa cabina L ter sido distinguida com cinco estrelas pela Euro NCAP demonstra que transformamos o nosso compromisso em ações concretas”, afirma Lars Gustafsson, Diretor de Camiões da Scania CV AB. “Este reconhecimento representa um marco na nossa ambição de longo prazo de liderar a transição para um transporte seguro e sem acidentes.”

A cabina da série L combina uma visibilidade superior com um acesso fácil de entrada e saída, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro para condutores e operacionais. Para além das suas vantagens ergonómicas, a cabina está equipada com sistemas de segurança ativa, como travagem de emergência avançada, aviso de saída de faixa com assistência ativa à direção e um sistema de travagem de emergência lateral que deteta e reage a ciclistas que cruzam a trajetória do veículo.

A segurança passiva é igualmente robusta, com airbag frontal para o condutor e airbags de cortina laterais em ambas as portas, proporcionando uma proteção acrescida. A estrutura resistente da cabina cumpre os mais elevados padrões de segurança para os ocupantes definidos pela Scania.

A cabina L está totalmente integrada no sistema modular da Scania. Isto permite que os condutores reconheçam de imediato a disposição e os comandos, proporcionando familiaridade, eficiência e conforto. A sua versatilidade torna-a adequada para uma vasta gama de aplicações, como basculantes, betoneiras e veículos municipais.

“Os nossos clientes esperam que a Scania seja um parceiro de confiança, que ofereça elevado conforto, uma experiência de utilização simples e segurança de referência numa solução completa. Dispomos agora da prova independente da Euro NCAP de que os nossos camiões cumprem essa promessa”, conclui Gustafsson.

A Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) é uma das principais autoridades independentes em segurança automóvel, com programas de avaliação que remontam a 1997. As suas classificações por estrelas ajudam os clientes a identificar as opções mais seguras do mercado, ao mesmo tempo que incentivam os fabricantes a ultrapassar os requisitos legais e a melhorar continuamente o desempenho em matéria de segurança.

O trabalho de avaliação de Veículos Pesados da Euro NCAP teve início em 2020, tendo os primeiros resultados sido publicados em novembro de 2024. A avaliação baseia‑se em quatro fases de um acidente: condução segura, prevenção da colisão, proteção em caso de colisão e segurança pós‑colisão

Continue Reading

Comerciais

Opel Zafira regressa ao motor Diesel em 2026

Published

on

A Opel reforçou a oferta do novo Zafira 2026 com a introdução de um motor Diesel moderno de 2.2 litros, reunindo eficiência e desempenho num monovolume familiar versátil. Esta motorização junta-se à versão totalmente elétrica, dando aos clientes mais uma opção para uso diário e viagens de longa distância.


O novo bloco turbo Diesel de 2,2 litros cumpre a norma Euro 6e, desenvolvendo 132 kW (180 CV) e um binário máximo de 400 Nm, acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Segundo a marca, trata-se de uma unidade mais eficiente que as anteriores, com redução de consumo e emissões de CO₂ na ordem dos 13 %, graças a uma injeção direta de última geração e um sistema optimizado de recirculação dos gases de escape.


No plano dinâmico, o Zafira com motor Diesel acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 10,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h. Estes números traduzem-se numa condução responsiva e equilibrada, adequada tanto à cidade como à auto-estrada.

O motor Diesel está disponível nas duas versões do monovolume: o Zafira “standard” com cerca de 4,98 m de comprimento e o Zafira XL com 5,33 m, mantendo a versatilidade de até nove lugares e grande espaço interno, característica que distingue o modelo no segmento.

Além da nova motorização Diesel, o Zafira continua a oferecer a variante Zafira Electric, 100 % eléctrica e sem emissões locais, reforçando a estratégia da marca de proporcionar várias opções de propulsão no mesmo modelo.


O novo motor Diesel também é aplicado a outras variantes da família Stellantis, como o Opel Vivaro Combi, onde a versão de 180 CV é uma das propostas para quem procura transporte de passageiros ou mercadorias com maior autonomia e economia de consumo.

Com esta actualização, a Opel pretende responder à procura de clientes que continuam a valorizar os motores Diesel pela sua eficiência em uso intensivo e maior autonomia, especialmente em percursos longos, ao mesmo tempo que aposta na electrificação para ambientes urbanos e de baixas emissões.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Erro RSS: DOMDocument not found, unable to use locator

Em aceleração