Motos
Coleção de motos do Museu do Caramulo cresceu com uma NSU
Published
1 mês anteson
By
Pedro Grilo
A coleção permanente de motos do Museu do Caramulo ganhou mais um elemento para o seu acervo, uma NSU Quickly TT/K, modelo construído em 1960.
As pequenas motos de baixa cilindrada, mais conhecidas por mopped foram modelos de grande sucesso, desde os anos 50 do século passado, pois de certa forma democratizaram as motos já que surgiram no mercado com preços acessíveis e baixos custos de manutenção no dia a dia, o que atraiu rapidamente um público jovem que assim entrava no mundo das duas rodas.
Esta NSU Quickly é um desses modelos. Criada em 1953 e produzida até 1968 a Quickly ultrapassou o milhão de unidades vendidas considerando todas as suas versões.
A NSU Quickly TT/K que agora faz parte da coleção do Museu do Caramulo foi doada por Carlos Fortunato Alzina Seruya e trata-se de uma unidade de 1960, sendo que esta versão TT/K se destaca pelo seu banco moldado que dava maior conforto aos ocupantes, a sua suspensão com um braço oscilante na dianteira e o depósito com uma capacidade de 2,5 litros.
Esta nova moto da coleção do museu já se encontra em exposição.
Também pode gostar

A Pan America é a aposta da Harley-Davidson para entrar no segmento das trail, diversificando assim a sua oferta, estreando-se neste competitivo mercado.
Revelada em 2018 quando a marca americana abriu o jogo sobre os seus planos para o futuro, a Pan America foi sendo mostrada ao longo do tempo, mas só agora a Harley-Davidson revela os pormenores desta moto.
Equipada com um novo motor bicilíndrivo em “V” denominado Revolution Max com 1250cc de cilindrada capaz de debitar uma potência máxima de 150 cv, a Pan America conta com o motor mais potente alguma vez produzido em série pela marca de Milwaukee.
Conta com suspensões Showa, com uma forquilha invertida na frente e um amortecedor atrás, ambas ajustáveis e que permitem um curso de 190 mm. A Pan America inclui controlo de tração e cornering ABS e pode ser conduzida em cinco modos diferentes: Road, Rain, Sport, Off-Road e Off-Road Plus.
Surgirá no mercado em duas versões, a 1250 e a 1250 Special, sendo que esta última acrescenta à versão base o amortecedor de direção, os punhos aquecidos, descanso central, suspensões semi-ativas, proteções no radiador e no cárter, farol adaptativo Daymaker e jantes raiadas em opção, entre outros.
Esta trail da Harley-Davidson deverá chegar ao mercado nacional nesta primavera e os seus preços rondarão os 16.400€ para a versão base 1250 e os 18.750€ para a 1250 Special.
A revelação definitiva da Pan America contou com o lançamento do vídeo oficial da marca onde é feita a ligação ao legado do construtor norte-americano e o porquê do nascimento da Pan America. Uma produção que conta com a participação de vários responsáveis da marca e também do conhecido ator Jason Momoa:

A Red Bull KTM Factory Racing já apresentou a equipa para a temporada deste ano de MotoGP e Miguel Oliveira irá estrear-se na equipa oficial da marca austríaca tendo a seu lado o sul africano Brad Binder com quem já fez equipa no passado em Moto2.
Tendo vindo a consolidar a sua posição entre as equipas oficiais com resultados cada vez mais consistentes, a KTM aposta numa boa temporada, contando para isso com o piloto português que já conhece a moto KMT RC16 da temporada passada na equipa satélite da KTM, Tech3, onde obteve excelentes resultados com duas vitórias, a última das quais na derradeira prova realizada em solo luso, no Autódromo Internacional de Portimão.
Além das novas cores a KTM apresentou também um vídeo de lançamento da equipa para este ano:

O nome Chief é um dos mais emblemáticos no seio da Indian e surgiu há precisamente 100 anos atrás. Comemorando o centenário da Chief a Indian lança novas versões deste modelo para 2021.
Assim a gama Chief conta agora com a Chief Dark Horse, Chief Bobber Dark Horse e Super Chief Limited. Todas elas mais equipadas e motorizadas pelo motor bicilíndrico em “V” Thunderstroke 116 capaz de debitar 162 Nm de binário máximo, estas propostas diferem entre si essencialmente a nível estético.
As propostas “Dark Horse” nos seus tons escuros e minimalilstas com um ar puro e duro e que seguem uma linha “negra” de caráter mais rebelde ao passo que a Super Chief Limited é uma cruiser típica com os seus cromados, com duas malas laterais, muita pele e um ecrã frontal removível que aumenta o conforto nas grandes viagens.
Para já ainda não há preços definidos para estes modelos no mercado nacional.
Estamos no Facebook
Newsletter

Volkswagen Passat (2005-2010)

Dicas para poupar combustível

Marca Maxus, da SAIC, chega a Portugal pelas mãos do Grupo Bergé

Scania entrega mais camiões para testes nas estradas eletrificadas da Alemanha

Nova Ford F-150 chega ao mundo dos videojogos

Romelu Lukaku e a Maserati

Citroën ë-Berlingo – Setembro 2021

Pan America, a trail da Harley-Davidson

Romelu Lukaku e a Maserati

Porsche presta tributo ao lendário 550 Spyder

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Aventura em Havana

Citroën C4 Picasso (2013-2018)

Limpa neves escoceses com alcunhas e muito humor

Nova Ford F-150 chega ao mundo dos videojogos

Citroën ë-Berlingo – Setembro 2021

Pan America, a trail da Harley-Davidson

Scania entrega mais camiões para testes nas estradas eletrificadas da Alemanha

Dicas para poupar combustível
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Renault 4L pode estar de volta em versão elétrica
- Avaliações Usados1 semana antes
Volkswagen Passat (2005-2010)
- Avaliações Usados2 semanas antes
Alfa Romeo 147 (2001-2009)
- Manutenção5 dias antes
Dicas para poupar combustível
- Notícias1 semana antes
Microlino, o Isetta dos tempos modernos
- Comerciais6 dias antes
Marca Maxus, da SAIC, chega a Portugal pelas mãos do Grupo Bergé
- Comerciais4 dias antes
Scania entrega mais camiões para testes nas estradas eletrificadas da Alemanha
- Motos2 semanas antes
KTM apresentou a equipa de MotoGP para 2021