O Renault 5 está de regresso – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

O Renault 5 está de regresso

Published

on

Numa conferência de imprensa online o CEO da Renault, Luca de Meo, apresentou os planos da marca francesa para os próximos anos e fez a sua exposição ao lado do Renault 5 prototype, um modelo que poderá dar origem a uma nova geração do bem conhecido citadino de outrora, mas desta vez totalmente elétrico.



O novo Renault 5 é apenas um dos 14 novos modelos que a Renault irá lançar naquela que denomina como a “Nouvelle Vague” de propostas inserida na sua “Renaulution”, uma espécie de revolução na marca que terá repercussões também na Dacia e na Alpine.

Luca de Meo refere que esta Renaulution é um plano para os próximos anos cujo objetivo principal é aumentar a rentabilidade. Isso será conseguido através da redução do volume de produção, passando a ser fabricadas cerca de 3,1 milhões de unidades por ano em vez dos atuais 4 milhões.

Além disso serão potenciadas as sinergias Renault/Nissan/Mitsubishi no desenvolvimento de plataformas conjuntas para os novos modelos. A Dacia com a ligação à Lada abre as portas para o mercado russo o que lhe trará uma nova relevância no grupo e a Alpine reforçará a sua posição como marca desportiva que terá esse ADN ainda mais vincado e com uma aposta cada vez mais elétrica.

Em termos de modelos novos em si, o plano prevê 24 novas propostas até 2025, 14 das quais da marca Renault como foi referido e onde o novo Renault 5 será o porta estandarte da nova aposta do construtor francês, que com ele deseja democratizar o automóvel elétrico com uma solução que recupera o legado da marca e segue as tendências retro atuais, mas com as tecnologias mais recentes. Este Renault 5 ainda não tem data de lançamento e também ainda não foram desvendadas as suas características técnicas, mas pelas suas imagens ele promete.

Notícias

McLaren revela o seu super desportivo híbrido Artura

Published

on

O Artura é o primeiro super desportivo híbrido de altas prestações (HPH – High Performance Hybrid) da McLaren a ser produzido em série e a marca britânica acaba de o revelar ao mundo.



Utilizando a nova plataforma da McLaren denominada MCLA (McLaren Carbon Lightweight Architecture) que recorre ao alumínio e ao carbono para reduzir o peso e assim compensar o aumento do mesmo causado pela incorporação de um motor elétrico, este Artura consegue ter um peso de apenas 1498 kg.

Este motor elétrico é capaz de debitar uma potência de 95 cv e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 7,4 kWh que lhe permite circular em modo totalmente elétrico com uma autonomia de 30 quilómetros. A esta solução elétrica associa-se um motor V6 biturbo, com 3.0 litros de cilindrada, que em conjunto lhe dá uma potência máxima de 680 cv e um binário de 720 Nm.

O Artura tem uma velocidade máxima de 330 km/h e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 8,3 segundos.

Este super desportivo híbrido plug-in deverá chegar ao mercado ainda este ano e o seu preço deverá posicionar-se acima dos 300 mil euros.

Continuar a ler

Notícias

Romelu Lukaku e a Maserati

Published

on

A Maserati escolheu a estrela do Inter de Milão, o internacional belga Romelu Lukaku, para dar a cara pela marca no vídeo do Maserati Levante Trofeo.



“O talento é o motor, mas é a atitude que nos leva ao topo” é o mote deste vídeo que desta forma une a imagem de jogador poderoso e aguerrido de Lukaku ao caráter do Levante Trofeo.

Neste vídeo o jogador do Inter relembra momentos da sua infância e do seu percurso como futebolista enquanto percorre a cidade ao volante do Maserati Levante Trofeo, um modelo que conta com um motor V8 biturbo com 3.8 litros de cilindrada, 590 cv de potência e 720 Nm de binário máximo, o que permite a este modelo transalpino atingir os 302 km/h de velocidade máxima e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Continuar a ler

Notícias

Microlino, o Isetta dos tempos modernos

Published

on

Os suiços da Micro Mobility estão prontos para lançar no mercado o seu Microlino 2.0, um pequeno citadino elétrico com uma clara inspiração no bem conhecido BMW Isetta dos anos 50.



Com a sua silhueta de “ovo” e a mítica porta dianteira a dar acesso aos seus dois lugares, este Microlino 2.0 não esconde onde foi buscar as referências do seu desenho. Com uma célula de segurança em alumínio prensado, que substitui a estrutura tubular de aço do Microlino 1.0, este pequeno veículo é totalmente elétrico e conta com um motor de 15 cv de potência alimentado por uma bateria de 15 kWh que lhe dá uma autonomia de 200 quilómetros.

Com uma velocidade máxima de 90 km/h o Microlino 2.0 deverá começar a ser comercializado ainda este ano e estima-se que o seu valor ronde os 12 mil euros. Veja mais sobre ele no vídeo de apresentação:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração