MAN inicia vendas do camião elétrico de longo curso – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

MAN inicia vendas do camião elétrico de longo curso

Published

on

A MAN iniciou as vendas do seu primeiro camião elétrico pesado, um marco histórico para a empresa e um passo na descarbonização do transporte de mercadorias. Assim, a empresa passa a contar com o MAN eTGX para os transportes de longo curso, e os MAN eTGS para a distribuição.



Com autonomias diárias entre 600 e 800km, e mais tarde até 1.000km, os novos veículos já tiveram 600 pedidos de encomenda, e espera-se que as primeiras 200 unidades estejam programadas para serem entregues aos clientes em 2024. A partir de 2025, a fábrica da MAN em Munique irá iniciar a produção em maior número, conforme as encomendas forem aumentando.
Este lançamento levou também a um investimento na produção de baterias, tendo a MAN alocado 100 milhões para a fábrica de Nuremberga.

Ao nível da carroçaria do grupo motopropulsor elétrico dos eTGX e eTGS, também apresentam vantagens em comparação a conceitos de eixo elétrico ou modelos semelhantes.
A combinação global do conceito modular das baterias e o posicionamento da unidade de tração favorável à carga útil e à carroçaria também permite distâncias entre eixos muito curtas, a partir de 3.750 milímetros, tornando assim possível a combinação com qualquer variante comum de semirreboque dentro das especificações de comprimento total permitidas.
Os novos camiões elétricos contam com uma diversidade de configurações de bateria. Com seis conjuntos, dois dos quais instalados debaixo da cabine e até mais quatro na parte lateral da estrutura do veículo, ambos os modelos oferecem até 480 kWh de capacidade de bateria utilizável para distâncias diários de 600 a 800 quilómetros. Estas baterias são desenvolvidas pela própria MAN, especificamente para veículos comerciais, e serão produzidas em série na fábrica de Nuremberga a partir de 2025, na sequência do investimento de 100 milhões de euros.


Consoante a configuração da aplicação, o motor elétrico produz 333 CV (245 kW), 449 CV (330 kW) ou 544 CV (400 kW) com um binário máximo correspondente de 800, 1150 ou 1250 Nm. Nas fases de arranque e de travagem, o motor elétrico pode ser utilizado pelo condutor como gerador, consoante as necessidades de utilização, e converte a energia cinética do veículo em energia elétrica. As baterias são recarregadas durante o processo. A potência máxima de recuperação possível corresponde à potência de acionamento do motor elétrico e é, portanto, comparável à dos atuais travões de resistência dos motores diesel de alto desempenho. Tal como acontece com estes, as mudanças automáticas da caixa de velocidades permitem a melhor recuperação possível com regimes de motor mais elevados.
Para o carregamento das baterias, para além do padrão CCS, com até 375 kW, a MAN oferece desde o início das vendas o padrão de carregamento de megawatt (MCS), mais potente, e para um carregamento rápido intermediário durante as pausas nos períodos de condução, que inicialmente permite 750 kW, e numa fase posterior de expansão, até mais de um megawatt de potência.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Krug Expedition Rhino XL é um verdadeiro rinoceronte sobre rodas

Published

on

Gostaria de viver umas férias únicas numa autocaravana? Agora que vem aí o verão não seria má ideia. Então a Krug Expedition, situada em Schladming (Áustria), pode ter exatamente aquilo que procura. E, mais especificamente, uma autocaravana: a Project Rhino XL.



A Krug Expedition já tinha lançado o Rhino normal em 2022, baseado no Mercedes-Benz Atego, mas agora acrescenta mais um “tamanho”. Estamos a falar da versão XL, muito simplesmente. O novo Project Rhino XL 2024 é também baseado no Atego e oferece uma solução chave-na-mão com três variantes de disposição interior diferentes, incluindo duas variantes familiares e uma para uso profissional.


O Rhino XL está disponível em três configurações, o XL 175, o XL 200 e o XL Business. Cada veículo é meticulosamente concebido e fabricado internamente para garantir um processo de produção de alta qualidade até à sua conclusão.
A Krug Expedition fabrica cada módulo utilizando painéis de chapa metálica em sanduíche reforçados que proporcionam um excelente isolamento e possuem características de desempenho especificamente concebidas para evitar a condensação interior e requerer menos energia em ambientes extremamente frios ou quentes.


Numa alusão à robusta armadura do Rhino do mundo animal, a empresa também constrói as paredes e os painéis do teto de cada módulo XL com um laminado GRP “incrivelmente resistente e durável” que se diz ser excecionalmente resistente a danos.


O equipamento todo-o-terreno do Project Rhino XL 2024 inclui tração permanente às quatro rodas com três bloqueios de diferencial. O controlo anti-bloqueio dos travões ABS selecionável e um sistema opcional semi-automático de pressão dos pneus ajudam os viajantes a enfrentar terrenos difíceis imprevistos nas suas aventuras em estrada ou fora dela.

A barra de tejadilho é um complemento opcional para o Rhino XL e é montada no tejadilho da cabina, juntamente com uma barra de luz LED auxiliar para utilização em condições de baixa visibilidade.
Cada veículo está equipado com quatro pneus 365/80 R20 adequados a todos os tipos de terreno, tanto fora como dentro de estrada. O novo Project Rhino XL também dispõe de um espaço de arrumação impressionante, com cacifos robustos e uma grande área de garagem na traseira.


Os dois modelos maiores do Project Rhino XL incluem uma cama de casal fixa e dois beliches para espaço adicional para dormir. A cozinha do Project Rhino XL tem uma bancada prática, um lava-loiça em aço inoxidável, uma placa de indução Miele com duas zonas de cozedura e um conjunto opcional de louça e talheres.
Um frigorífico/congelador Vitrifrigo Slim 150 assegura que todos os alimentos perecíveis são bem armazenados para cada expedição.


Também está disponível como opção uma mesa de jantar deslizante, que pode ser facilmente convertida numa área de dormir adicional, se necessário. A bordo existe um pavimento em vinil impermeável e fácil de limpar. O depósito principal de água doce do Project Rhino XL tem uma capacidade de 545 litros para garantir a utilização de água limpa mesmo nas viagens mais longas.

A série mais pequena do Project Rhino começa nos 390.000 dólares, ou seja, 359.000 euros. Uma parte fixa das receitas de cada Rhino Line vendido reverte a favor da organização sul-africana de conservação da vida selvagem Nkombe Rhino.

Continuar a ler

Comerciais

IVECO lança nova marca para comercializar veículos usados

Published

on

A IVECO lança a IVECO CERTIFIED PRE-OWNED, a nova marca criada para comercializar os seus veículos usados, contribuindo de forma tangível e sustentável para a descarbonização do setor.

Este é o culminar de um percurso de excelência que começou em 1995 com a marca USED PLUS e continuou em 2015 com a OK TRUCKS.
Um percurso em que a IVECO, com base na sua experiência pioneira no mix energético, foi das primeiras na Europa a comercializar veículos usados a gás natural, para além do gasóleo, acelerando a renovação da frota na rotação de stocks, e oferecendo sempre aos seus clientes produtos com sustentabilidade e qualidade no topo da sua categoria.

Para enfatizar ainda mais a sua coerência com os valores da IVECO, a nova marca lançou o seu compromisso baseado em 10 pilares.
PRODUTOS CERTIFICADOS: Antes de serem lançados no mercado, os veículos IVECO CERTIFIED PRE-OWNED são submetidos a uma série de verificações e são submetidos a uma série de controlos e inspeções que seguem um procedimento detalhado e estabelecido, uma garantia de fiabilidade e segurança.

QUALIDADE CERTIFICADA: Para responder a todos os tipos de necessidades dos clientes, os veículos são divididos em três categorias – premium, plus e standard – em função das suas características específicas, como a idade, a quilometragem e o trabalho de recondicionamento.
REDE DE CONCESSIONÁRIOS CERTIFICADOS: A rede IVECO CERTIFIED PRE-OWNED está presente em mais de 25 países com uma equipa de profissionais que acompanham os nossos clientes na escolha do veículo usado adequado à sua aplicação.


GARANTIA CERTIFICADA: A IVECO CERTIFIED PRE-OWNED oferece um programa de Garantia Alargada, válido em toda a Europa até 36 meses, que pode ser adaptado às necessidades da empresa do cliente.
MANUTENÇÃO CERTIFICADA: Os serviços são concebidos para maximizar o tempo de atividade através da monitorização do veículo em tempo real, diagnósticos remotos, manutenção planeada e calendários de reparação, bem como acções preventivas na oficina IVECO preferida, conforme necessário.


PEÇAS DE REPOSIÇÃO CERTIFICADAS: A qualidade e a fiabilidade são certificadas pela marca graças às peças de reposição genuínas IVECO de alta qualidade, combinadas com as competências profissionais dos técnicos.
ASSISTÊNCIA CERTIFICADA: Os pacotes TOPCARE cuidam do mais importante, começando pelo bem-estar e pela segurança das pessoas, dos veículos e da carga, garantindo a tranquilidade do condutor.
CONECTIVIDADE CERTIFICADA: Os serviços telemáticos ajudam a reduzir o consumo de combustível, otimizar as rotas e melhorar o estilo de condução através de relatórios e análises do desempenho do veículo, para um negócio mais produtivo e eficiente com custos operacionais mais baixos.


SERVIÇO DE APOIO CERTIFICADO: Em caso de necessidade, a linha direta 24 horas por dia, 7 dias por semana, está disponível para o ajudar com os problemas do seu veículo. 7 dias por semana está disponível em 2.000 pontos de serviço em toda a Europa. Além disso, todas as oficinas IVECO oferecem uma assistência rápida e eficaz.


SOLUÇÕES FINANCEIRAS CERTIFICADAS: A IVECO CERTIFIED PRE-OWNED complementa os seus serviços com soluções financeiras que respondem a diferentes necessidades com uma abordagem virada para o futuro, analisando a constante evolução do mercado, explorando novas tecnologias e criando sinergias com parceiros especializados

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por EscapeLivre
    Não raras vezes há furgões com motores "iguais" aos carros da restante gama mas com potências diferentes. Por exemplo Citroen Jumper, há uma...
  • por Almadense
    Senhores, uma pessoa próxima a mim está a ser vítima de burla. Resumidamente, no Facebook entrou numa página de fãs de uma celebridade, foi...
  • por Mrodrigues
    O renascimento da Ebro. Como eu gostava de ver o reaparecimento da UMM! ​ ​​​​​​
  • por TerraVerde
    Olá a todos, Os 25 anos do meu Suzuki Vitara fazem-se notar e o tecido preto que cobre o tecto do carro está descolado. Está só agarrado...

Em aceleração