Comerciais
Bruxelas propõe novos requisitos de gestão de resíduos para camiões

No passado mês de julho a Comissão Europeia apresentou uma proposta de regulamento relativo aos requisitos de circulação aplicáveis ao design dos veículos e à gestão dos mesmos no final da sua vida útil com a intenção de ampliar o âmbito de aplicação, de forma gradual, a novas categorias como motos, camiões e autocarros.

As normas ambientais da União Europeia tem por objetivo garantir a gestão sustentável do veículos no final da sua vida útil. A sua finalidade passa por eliminar as substâncias perigosas nos automóveis e exigir que se reutilizem ou reciclem a maioria das peças e materiais dos veículos que já estão fora de utilização.
Esta iniciativa propõe melhorar a recolha, tratamento e reciclagem destes veículos. O objetivo é garantir a coerência com os objetivos do Pacto Verde Europeu, levando a indústria automóvel a adotar um modelo sustentável de design e produção de automóveis.

A proposta inclui medidas para melhorar a circularidade do setor automóvel, que incluem design, produção e tratamento dos veículos em final de vida. A intenção passa por melhorar o acesso aos recursos para a economia da União Europeia, e contribuir para os objetivos ambientais e climáticos, reforçando, ao mesmo tempo, o mercado único e contribuindo para abordar os desafios associados à transformação em curso da indústria automóvel.
Prevê-se que a aplicação do Regulamento leve a uma poupança de energia a longo prazo na fase de produção, uma menor dependência das matérias primas importadas e a promoção de modelos de negócio sustentáveis e circulares.
A Comissão Europeia tem aberto um prazo para poder enviar comentários até dia 24 de outubro de 2023.
Comerciais
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico

Comerciais
Toyota desenvolve nova célula de combustível a pensar nos veículos pesados

-
Notícias1 semana ago
Citroën Type Ami, um tributo ao passado
-
Notícias1 semana ago
A110R Ultime, o mais desportivo dos Alpine
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes W 196 R é o Fórmula 1 mais caro de sempre
-
Notícias1 semana ago
Volkswagen mostra imagem do seu futuro elétrico mais acessível
-
Notícias6 dias ago
O Volvo EX30 Cross Country está aí
-
Comerciais5 dias ago
Scania lança a primeira campanha de serviços do ano
-
Comerciais1 semana ago
Renault apresenta nova gama de veículos comerciais elétricos
-
Notícias5 dias ago
Elétricos poderão vir a ter um sistema de escape