Citroën Berlingo (2008-2018) – Motorguia
Ligue-se connosco

Sem categoria

Citroën Berlingo (2008-2018)

Published

on

Desenvolvida com base na plataforma do primeiro C4 Picasso, esta geração do Berlingo além do seu gene comercial continuou a manter uma versão monovolume que oferece espaço e polivalência a um preço inferior a outras propostas.



Revelando um bom índice de conforto com a suspensão a trabalhar bem no mau piso e a insonorização do motor a ser bem conseguida, considerando as dimensões do habitáculo, este Berlingo oferece muito espaço para os seus ocupantes e também para a bagagem com a mala a ter uma capacidade para 675 litros.

Os bancos individuais atrás ajudam na polivalência de utilizações. Tratando-se de um modelo de uma gama nascida para uma utilização comercial, não se pode esperar um grande requinte nos materiais. Além disso as versões base não estão muito equipadas, o que também se compreende face ao preço deste Berlingo.

Com um caráter de monovolume mais “lúdico” o Berlingo cumpre na estrada. Fácil de conduzir ele é previsível e face à sua altura é normal que a suspensão, claramente afinada para o conforto, não consiga dominar em pleno os movimentos da carroçaria, mas nada que não se esteja à espera.

Motores
A gama de motores começa com as propostas a gasolina 1.6 16V com 90 e 110 cv, 1.6 VTi com 98 e 120 cv e 1.2 Puretech com 110 cv. Já nas motorizações Diesel, este Berlingo conta com o bloco 1.6 HDI nas suas versões de 75, 90 e 110 cv e o 1.6 BlueHDI com 120cv. De entre as escolhas o motor Puretech a gasolina e todos os Diesel revelam-se os melhores nos consumos, sendo que as unidades menos potentes pecam um pouco no que diz respeito às prestações.

Principais avarias e problemas
O motor 1.2 PureTech pode revelar problemas de distribuição, tendo sido alvo de um recall no início de 2021 para corrigir anomalias no circuito de lubrificação e na correia.

Foram registados casos nas unidades equipadas com o 1.6 HDi de anomalias no filtro de partículas, na válvula EGR e também nos injetores. Em 2010 e 2012 alguns modelos tiveram de regressar à assistência para retificar problemas no sistema de refrigeração.

Os pneus podem revelar um desgaste superior ao esperado e a cremalheira da direção pode começar a fazer algum ruído, podendo mesmo ter de ser substituída.

Citroën Berlingo (2008-2018)
6.1 Avaliação
0 Utilizadores (0 Votos)
Pros
Preço
Versatilidade
Habitabilidade
Contras
Suspensão muito suave
Qualidade dos materiais
Fiabilidade6.5
Custos de manutenção6.5
Desvalorização5.5
Qualidade dos materais5
Habitabilidade e bagageira7
Segurança6.5
Conforto6
Consumo combustível6.5
Comportamento dinâmico5.5
Performance5.5
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Sem categoria

Grande prova de Miguel Oliveira em Silverstone

Published

on

Finalmente após vários grandes prémios marcados por azares, Miguel Oliveira assinou uma grande corrida ao terminar em quarto em Silverstone, com o pódio a escapar por muito pouco.



Apesar da qualificação não ter sido bem conseguida, com o piloto de Almada a não ir além da 16ª posição, logo na Sprint Race de sábado ficou no ar que algo de bom estava para acontecer já que Miguel Oliveira levou a sua Aprilia até ao 10º lugar.

A corrida de domingo trouxe de novo um Miguel Oliveira a fazer uma das suas típicas corridas de recuperação de posições, chegando mesmo a rodar em terceiro, treze lugares… é obra! no entanto o seu ex-colega de equipa, Brad Binder viria a “surripiar” o pódio ao piloto nacional.

A corrida foi ganha por Aleix Espargaró que na última volta levou a Aprilia oficial a ultrapassar a Ducati do líder do campeonato Francesco Bagnaia que terminou em segundo. Ainda assim o piloto italiana continua a liderar o campeonato com 214 pontos, mais 41 que o seu perseguidor Jorge Martin.

Miguel Oliveira ocupa a 15ª posição com 40 pontos. Agora o próximo palco é o Red Bull Ring na Áustria com mais uma prova no próximo fim de semana de 19 e 20.

Continuar a ler

Sem categoria

Elétricos já bateram os Diesel nas vendas

Published

on

O crescimento das vendas de veículos elétricos tem sido uma constante e pela primeira vez bateu as vendas de modelos a gasóleo no mercado europeu,



Os dados são da ACEA, Associação Europeia dos Construtores Automóveis, e dizem que no mês de junho as vendas de ligeiros elétricos chegaram aos 158.252 modelos matriculados, o que corresponde 15,1% do mercado, ao passo que os modelos a gasóleo se ficaram por vendas na casa dos 13,4%.

É certo que os veículos elétricos têm vindo a conquistar mercado paulatinamente, mas a perda gradual de quota que se tem sentido nos carros Diesel também é a grande responsável por estes terem sido “ultrapassados” pelos elétricos.

Os modelos a gasolina continuam na frente das preferências dos europeus com 36,3% do mercado, sendo seguidos pelos híbridos com 24,3%.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Pneucareca
    Depois de já algumas marcas terem acabado ou parado de desenvolver os seus segmentos A/B, será que com o aliviar da Euro7 poderá dar um novo boost...
  • por Pipo7
    Boas Após muita indecisão sobre o veículo que comprar para uma utilização mista e para fazer camping de tempos a tempos e para um orçamento de...
  • por INTERCEPTOR
    Olá pessoal, bom dia! Tenho um Galant SS 98 Gasolina e preciso trocar o óleo do motor dele. Alguém sabe informar qual é a especificação do...
  • por Kessinger
    Bom. Qual é o valor de reparação desta para ficar sem ferrugem e bem pintada? ...

Em aceleração