Comerciais
Renault Trucks anuncia alterações nos seus camiões

Em 2021, a Renault Trucks introduziu importantes alterações nas suas gamas T, T High, C e K em termos de design, facilidade de condução e conforto a bordo.
A chegada dos novos motores de 11 e 13 litros Euro VI Step E, os DE11 e DE13, os quais, combinados com a integração de novas tecnologias e serviços específicos, proporcionam poupanças de combustível que podem atingir 10% em comparação com a geração anterior de motores Renault Trucks.
A nova geração de motores Euro VI Step E, da Renault Trucks, o DE11 e o DE13, incorporam novas tecnologias que reduzem significativamente o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Para melhorar a combustão, os motores DE11 e DE13 possuem a tecnologia patenteada Wave Piston. Com o reencaminhamento das chamas no interior da câmara de combustão, a solução permite uma melhor utilização do oxigénio disponível e, por conseguinte, uma melhor combustão. Os motores estão também equipados com novos injetores, mais precisos e adaptados à nova combustão.
Em termos de eficiência, a Renault Trucks focou-se também na redução das perdas por atrito: os veios de ligação, os pistões e a cambota foram redesenhados e o controlo dos gases no cárter foi otimizado. Foi também desenvolvido um novo turbocompressor de alto desempenho com rolamentos de esferas que exibe um melhor tempo de resposta e uma bomba de óleo de caudal variável, em combinação com óleo de baixa viscosidade. Por último, mas não menos importante, a Renault Trucks escolheu um sistema de pós-tratamento otimizado e uma nova unidade de controlo do motor.
Para obter o máximo desempenho os camiões T, T High e C da Renault Trucks podem ser equipados, como opção, com o motor DE13 TC com a tecnologia Turbo Compound, que proporciona poupanças de combustível significativas sem comprometer a manobrabilidade ou a velocidade comercial.
Uma turbina adicional, posicionada a jusante do turbocompressor, converte a energia residual dos gases de escape em energia mecânica que é transmitida à cambota na forma de binário do motor adicional.
Desta forma, a Turbo Compound permite que sejam atingidos níveis mais elevados de binário a regimes mais baixos do motor. Na autoestrada, durante o uso do controlo de velocidade de cruzeiro (cruise control) e em subidas será possível manter uma velocidade constante sem engrenar mudanças mais baixas.
Os veículos estão equipados com a caixa de velocidades Optidriver da nova geração, que incorpora um novo calculador, um novo software de controlo e um novo atuador da embraiagem que permitem mudanças mais suaves e mais rápidas.
Para poupar ainda mais combustível, a Renault Trucks optou também pela solução Smart Torque Control, que maximiza o tempo na zona com a máxima eficiência do motor sem penalizar a manobrabilidade.A Renault Trucks continua também a melhorar o controlo de velocidade de cruzeiro preditivo Optivision, que recorre à topografia da estrada para otimizar as mudanças de velocidade e a poupança de combustível.
Comerciais
Um camião elétrico em marcha-atrás durante 124 km? A Mercedes-Benz conseguiu

A Mercedes-Benz Trucks estabeleceu um novo recorde do Guinness ao percorrer 124,7 quilómetros em marcha-atrás com o seu camião elétrico de longo curso, o eActros 600, incluindo semirreboque.

Com este feito, supera em cerca de 36 quilómetros a marca anterior registada em 2020 por um camião diesel nos Estados Unidos.
O desafio foi realizado no circuito Motorsport Arena Oschersleben, em Saxónia-Anhalt (Alemanha), um traçado com 14 curvas fechadas projetado para automóveis, que apresentou uma exigência técnica considerável, mas com menor risco de interrupções do que as vias públicas. O teste durou 6 horas e 22 minutos, a uma velocidade média de 20 km/h.

Um ato simbólico com uma mensagem: segurança, eletrificação e imagem do motorista. Além do recorde, a Mercedes-Benz Trucks quer aproveitar o impacto mediático para dar visibilidade a três temas fundamentais na atualidade dos transportes: eletrificação, segurança rodoviária e imagem do motorista profissional.
O eActros 600 percorrerá ainda 30 quilómetros adicionais em marcha-atrás em vias públicas, terminando no novo Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt, cuja inauguração oficial será no dia 10 de julho. Esta instalação irá gerir progressivamente o fornecimento mundial de peças para a gama Mercedes-Benz Trucks.
O protagonista do desafio é Marco Hellgrewe, militar e apaixonado pelo mundo dos camiões, que já havia estabelecido um recorde em 2008, percorrendo 64 km em marcha-atrás com um veículo a diesel. Desta vez, ele não só repetiu a façanha com tecnologia 100% elétrica, como também o fez como um ato de reivindicação.
“Estou incrivelmente orgulhoso por ter trazido o recorde de volta para a Alemanha com um veículo elétrico. Queremos sensibilizar para temas fundamentais como a segurança rodoviária e a valorização do motorista profissional”, declarou Hellgrewe.
Comerciais
Centro logístico da MAN em Salzgitter na Alemanha cresce 30%

A MAN Truck & Bus está a preparar a área de fornecimento de peças sobressalentes, entre outras coisas, para responder ao crescimento previsto nas tecnologias de emissões zero.
Após apenas um ano de obras, o centro logístico global de Salzgitter foi ampliado conforme previsto com uma nova fase de construção. O novo armazém ocupa 53.000 metros quadrados — cerca de sete campos de futebol —, o que significa que o centro logístico, com os seus 800 funcionários, será ampliado em quase um terço, atingindo cerca de 235.000 metros quadrados.
A partir daqui, a MAN distribui peças sobressalentes para camiões, autocarros, carrinhas e motores a clientes e oficinas em todo o mundo. Graças a esta expansão, a empresa está também a criar as condições ideais para se adaptar à carteira de produtos em rápido crescimento no campo da eletromobilidade.
No futuro, serão armazenadas mais de 220 000 peças que serão fornecidas a oficinas em todo o mundo
«A partir de Salzgitter, o nosso centro logístico de última geração distribui com grande rapidez peças sobressalentes para os nossos veículos a clientes e oficinas em cerca de 120 países.
A máxima prioridade da nossa logística é fornecer peças sobressalentes aos clientes de forma rápida e fiável, tanto para os milhões de veículos em circulação como para os modelos atuais com sistemas de propulsão alternativos», explica Michael Kobriger. Para isso, precisamos não só de pessoal altamente qualificado, mas também de mais espaço e dos sistemas logísticos mais modernos. Além disso, isso reforça a MAN na Baixa Saxónia e garante que a fábrica de Salzgitter esteja preparada para o futuro.»
Devido ao boom das tecnologias de emissões zero, nos próximos anos serão armazenados em Salzgitter cerca de 12 000 componentes destinados à mobilidade elétrica, incluindo baterias e outras peças, a fim de responder ao número crescente de veículos elétricos da MAN que já circulam em todo o mundo.
Concretamente, já existem centenas de camiões elétricos nas estradas da Alemanha e do resto da Europa, acumulando mais de dois milhões de quilómetros, tudo isto sem emissões locais. Por outro lado, mais de 2000 autocarros totalmente elétricos circulam em todo o planeta. Prevê-se que, até 2030, cerca de metade dos novos veículos matriculados pela MAN tenham propulsão elétrica.
Em Salzgitter, estão também a ser adicionados outros componentes específicos para camiões movidos a hidrogénio e a transmissão diesel PowerLion de alta eficiência para o novo Modelo Ano 2025. No futuro, o sistema modular das marcas do GRUPO TRATON — o TRATON Modular System (TMS) — também constituirá uma parte importante do portfólio de peças de reposição. Todas as peças de reposição dos veículos MAN, independentemente do tipo de propulsão, estarão em estoque por 15 anos após o término da produção em série, desde o menor parafuso até motores pesados ou cabines completas.
-
Notícias1 semana ago
Radares em junho
-
Notícias2 semanas ago
Giamaro Katla, um colosso com mais de 2.000 cv
-
Motos2 semanas ago
Em 2027 a Índia terá a maior fábrica da Honda
-
Motos3 dias ago
Miguel Oliveira regressa aos pontos
-
Notícias2 semanas ago
Veterano destrói Tesla com um tanque
-
Curiosidades1 semana ago
A eterna luta entre as duas e as quatro rodas
-
Notícias1 semana ago
BMW apresentou o M2 CS
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Toyota Prius (2016-2022)