IVECO e Nikola inauguram fábrica em parceria para camiões elétricos em Ulm – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

IVECO e Nikola inauguram fábrica em parceria para camiões elétricos em Ulm

Published

on

Arrancou em Ulm, Alemanha, um novo capítulo na história dos transportes sustentáveis da IVECO e da Nikola Corporation, com a apresentação da fábrica dedicada à produção de camiões pesados elétricos Nikola Tre, com tudo a postos para iniciar a produção até ao final do ano.



Um marco alcançado a uma velocidade recorde e completado dentro do prazo previamente comunicado pela IVECO, a marca de veículos comerciais da CNH, e pela Nikola Corporation.

Os primeiros modelos Nikola Tre aqui produzidos aqui entregues em 2022 a clientes selecionados nos Estados Unidos. Além do da produção do veículo elétrico a bateria (BEV), a próxima evolução desta plataforma modular para veículos pesados foi também apresentada ao público sob a forma do protótipo de um veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV), com base no Nikola Tre. Este futuro modelo entrará em produção em Ulm até ao final de 2023.

Abrangendo 50.000 metros quadrados, dos quais 25.000 são cobertos, a fábrica de Ulm conta com um processo de montagem final concebido para veículos “nascidos” para a propulsão elétrica”. Estas instalações, e primeira fase de industrialização, representa um investimento conjunto da IVECO e da Nikola e prevê o envolvimento de 160 fornecedores ao longo de todo o processo, do início ao fim.
As estimativas atuais apontam para que a linha de produção seja capaz de fabricar aproximadamente 1.000 unidades por turno por ano, e deverá sofrer aumentos progressivos nos próximos anos.

Tudo aponta para que as instalações funcionem de acordo com os princípios do programa “World Class Manufacturing”, com o objectivo de atingir zero desperdício, zero acidentes, zero falhas e zero “stock”, confirmado pelas suas características-chave que incluem uma gestão totalmente digital da linha de montagem concebida para garantir 100% de rastreamento e executar operações sem recurso a papel.

Concebido e projetado como uma solução de transporte segura, fiável e de alto desempenho, com zero emissões, o Nikola Tre está a impulsionar a mudança no sector. Baseado na plataforma de camiões IVECO S-WAY com um eixo elétrico desenhado e produzido conjuntamente pela FPT Industrial, apresenta a avançada tecnologia elétrica e célula de combustível da Nikola, juntamente com os componentes-chave fornecidos pela Bosch.

Juntas, as equipas conceberam uma plataforma modular compatível com a tecnologia de célula de combustível e com a tecnologia de propulsão a bateria. O lançamento antecipado da tecnologia de bateria conduzirá à maturidade da plataforma subjacente antes de adicionar a célula de combustível como tecnologia de extensão de autonomia.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Mercedes-Benz GenH2 a hidrogénio percorreu 1047 km com uma carga

Published

on

Um protótipo Mercedes-Benz GenH2 alimentaod a hidrogénio bateu o recorde de distância com uma só carga ao percorrer um total de 1047 km um percurso que ligou Woerth am Rhein a Berlin.



O camião, equipado com um sistema de célula de combustível da Cellcentric, a joint-venture entre a Daimler Truck e a Volvo para o desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio , completou um total de 1047 km com uma só carga de hidrogénio liquido, num teste supervisionado em tempo real pelo organismo independente TÜV Rheinland.

Dois depósitos de 40 kg cada posicionado de ambos os lados do chassis continham o hidrogénio de origem renovável, o chamado hidrogénio verde, que foi fornecido pela Air Liquide a uma temperatura de -253 graus no momento do reabastecimento. Para além disso, os dois depósitos dispunham de um grande isolamento com o qual o hidrogénio conseguiu manter a temperatira sem recorrer a qualquer tipo de refrigeração.

Com este teste, a Daimler Truck reitera a sua aposta no hidrogénio liquido dada a sua maior densidade de energia significativamente maior em relação ao volume, comparativamente ao hidrogénio gasoso. Assim, a possibilidade de poder carregar uma maior quantidade de hidrogénio, aumenta significativamente a autonomia e permite um rendimento do veículo comparável ao de um camião Diesel convencional.

Continuar a ler

Comerciais

Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar

Published

on

Em resultado de uma colaboração de investigação de dois anos envolvendo a Scania, a Universidade Uppsala, a Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft, está a ser testado em estradas públicas um camião híbrido único com reboque coberto com painéis solares. A energia solar diminui os custos operacionais e as emissões de forma significativa devido à energia produzida pelo camião.



O camião é utilizado num projeto de investigação para examinar a energia solar gerada e como diminuem as emissões de carbono através dos painéis solares. Os investigadores desenvolveram painéis solares ultra leves, eficientes e novos para camiões. Estudam ainda a forma como os camiões podem interagir com a rede elétrica e trazer novos modelos para o que irá acontecer se vários camiões como este estiverem ligados à rede elétrica.

O reboque de 18 metros do camião está quase totalmente coberto de painéis solares, equivalente a uma casa equipada com painéis com potência similar. A energia solar proporciona ao camião híbrido um intervalo de condução prolongado de até 5000 quilómetros anualmente na Suécia. Em países como Espanha, com mais horas de sol, o veículo pode duplicar a quantidade de energia solar e, assim, o intervalo de condução quando comparado com as circunstâncias suecas.


O projeto inclui ainda investigação sobre novas células solares ultra leves e tandem que se baseiam numa combinação de painéis solares do solstício de verão e novas painéis solares perovskita. Estas permitem uma eficiência mais alta na transformação da luz solar em eletricidade. Tal solução poderá duplicar a geração de energia solar, quando comparada com a energia atual gerada pelos painéis.
O camião a energia solar foi desenvolvido num projeto de investigação parcialmente financiado pela agência governamental de inovação Vinnova, para desenvolver camiões com baixo impacto climático graças à energia solar. O camião é um híbrido plug-in de 560 CV.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Pneucareca
    Depois de já algumas marcas terem acabado ou parado de desenvolver os seus segmentos A/B, será que com o aliviar da Euro7 poderá dar um novo boost...
  • por Pipo7
    Boas Após muita indecisão sobre o veículo que comprar para uma utilização mista e para fazer camping de tempos a tempos e para um orçamento de...
  • por INTERCEPTOR
    Olá pessoal, bom dia! Tenho um Galant SS 98 Gasolina e preciso trocar o óleo do motor dele. Alguém sabe informar qual é a especificação do...
  • por Kessinger
    Bom. Qual é o valor de reparação desta para ficar sem ferrugem e bem pintada? ...

Em aceleração