Comerciais
Michelin lança novo pneu de camião para condições de inverno severas
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
Agora que passou o verão e o inverno será uma consequência inevitável, a Michelin lançou a sua nova gama de pneus de inverno para veículos pesados, o X Multi Grip.
Ainda mais eficiente do que o seu antecessor, a gama do pneu X Multi Grip conta com a certificação 3PMSF, e foi desenvolvido para garantir a máximas segurança e mobilidade em condições invernais severas, graças a um elevado nível de aderência em estradas com neve e escorregadias, sem renunciar à duração e à redução do consumo, para um transporte mais sustentável.
O inovador desenho da banda de rolamento, com lamelas evolutivas baseadas na tecnologia Michelin Regenion, proporciona excelente aderência, inclusivamente à medida que o pneu se desgasta. Com uma profundidade restante do piso de 5 mm, a tração sobre neve melhora 50%, e a travagem sobre neve 20%, face ao seu predecessor. Com 2 mm de profundidade restante do piso na banda de rolamento, a aderência transversal é 20%(2) melhor.
Sobre estradas com gelo ou neve, tanto acabada de cair, como compactada ou derretida, assim como sobre piso molhado, os pneus X Multi Grip oferecem uma boa performance durante todo o inverno e continuam a manter prestações muito elevadas no resto do ano, especialmente em piso molhado.
A resistência da banda de rolamento, e a manutenção das prestações ao longo da sua vida útil, fazem do novo pneu uma solução altamente eficiente. O rendimento quilométrico é melhorado ee mais de 10%(3) para os pneus do eixo direcional, e em mais de 30%(4) para os do eixo motriz. A sua capacidade para ser reesculturado e recauchutado também permite reduzir o custo por quilómetro.
A resistência ao rolamento é reduzida em até 10%(4) relativamente ao seu antecessor. Para uma unidade tratora equipada com pneus 385/65R22.5 X Multi Grip Z e 315/80R22.5 do mesmo modelo, esta nova geração de pneus permite reduzir o consumo de combustível em até 0,6 litros/100km, e baixa, em média, em 1,5 toneladas as emissões de CO2 anuais(5) durante a vida útil dos pneus.
Também pode gostar
Comerciais
Mercedes-Benz GenH2 a hidrogénio percorreu 1047 km com uma carga
Published
2 dias anteson
29/09/2023
Um protótipo Mercedes-Benz GenH2 alimentaod a hidrogénio bateu o recorde de distância com uma só carga ao percorrer um total de 1047 km um percurso que ligou Woerth am Rhein a Berlin.

O camião, equipado com um sistema de célula de combustível da Cellcentric, a joint-venture entre a Daimler Truck e a Volvo para o desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio , completou um total de 1047 km com uma só carga de hidrogénio liquido, num teste supervisionado em tempo real pelo organismo independente TÜV Rheinland.
Dois depósitos de 40 kg cada posicionado de ambos os lados do chassis continham o hidrogénio de origem renovável, o chamado hidrogénio verde, que foi fornecido pela Air Liquide a uma temperatura de -253 graus no momento do reabastecimento. Para além disso, os dois depósitos dispunham de um grande isolamento com o qual o hidrogénio conseguiu manter a temperatira sem recorrer a qualquer tipo de refrigeração.

Com este teste, a Daimler Truck reitera a sua aposta no hidrogénio liquido dada a sua maior densidade de energia significativamente maior em relação ao volume, comparativamente ao hidrogénio gasoso. Assim, a possibilidade de poder carregar uma maior quantidade de hidrogénio, aumenta significativamente a autonomia e permite um rendimento do veículo comparável ao de um camião Diesel convencional.
Comerciais
Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar
Published
4 dias anteson
27/09/2023
Em resultado de uma colaboração de investigação de dois anos envolvendo a Scania, a Universidade Uppsala, a Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft, está a ser testado em estradas públicas um camião híbrido único com reboque coberto com painéis solares. A energia solar diminui os custos operacionais e as emissões de forma significativa devido à energia produzida pelo camião.

O camião é utilizado num projeto de investigação para examinar a energia solar gerada e como diminuem as emissões de carbono através dos painéis solares. Os investigadores desenvolveram painéis solares ultra leves, eficientes e novos para camiões. Estudam ainda a forma como os camiões podem interagir com a rede elétrica e trazer novos modelos para o que irá acontecer se vários camiões como este estiverem ligados à rede elétrica.

O reboque de 18 metros do camião está quase totalmente coberto de painéis solares, equivalente a uma casa equipada com painéis com potência similar. A energia solar proporciona ao camião híbrido um intervalo de condução prolongado de até 5000 quilómetros anualmente na Suécia. Em países como Espanha, com mais horas de sol, o veículo pode duplicar a quantidade de energia solar e, assim, o intervalo de condução quando comparado com as circunstâncias suecas.
O projeto inclui ainda investigação sobre novas células solares ultra leves e tandem que se baseiam numa combinação de painéis solares do solstício de verão e novas painéis solares perovskita. Estas permitem uma eficiência mais alta na transformação da luz solar em eletricidade. Tal solução poderá duplicar a geração de energia solar, quando comparada com a energia atual gerada pelos painéis.
O camião a energia solar foi desenvolvido num projeto de investigação parcialmente financiado pela agência governamental de inovação Vinnova, para desenvolver camiões com baixo impacto climático graças à energia solar. O camião é um híbrido plug-in de 560 CV.

O adeus à Mini Clubman

Volvo já revelou o preço do novo EX30

Hyundai i10 (2008-2013)

Volvo Trucks começa a produzir camiões elétricos na fábrica de Ghent

Allison e TATRA reforçam colaboração de sucesso

Miguel Oliveira termina em 12º na Índia

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Uma Drag Race ao estilo da Red Bull

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Spirit of Munro, uma Indian muito especial

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Quando Le Mans sai às ruas

Eletre, o primeiro elétrico da Lotus

Cuide da sua bateria para o tempo frio

Honda desenvolve scooter que cabe na mala do carro

Mercedes-Benz GenH2 a hidrogénio percorreu 1047 km com uma carga

Os BMW M irão ser apenas Competition, CS ou CSL

Euro 7 vai ser menos dura com os motores a combustão

Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por PneucarecaDepois de já algumas marcas terem acabado ou parado de desenvolver os seus segmentos A/B, será que com o aliviar da Euro7 poderá dar um novo boost...
- por Pipo7Boas Após muita indecisão sobre o veículo que comprar para uma utilização mista e para fazer camping de tempos a tempos e para um orçamento de...
- por INTERCEPTOROlá pessoal, bom dia! Tenho um Galant SS 98 Gasolina e preciso trocar o óleo do motor dele. Alguém sabe informar qual é a especificação do...
- por KessingerBom. Qual é o valor de reparação desta para ficar sem ferrugem e bem pintada? ...
Em aceleração
- Manutenção2 semanas antes
A importância de quem viaja ao lado do condutor
- Notícias1 semana antes
O adeus à Mini Clubman
- Notícias2 semanas antes
Toyota vai desenvolver baterias com mais de 1000 km de autonomia
- Notícias2 semanas antes
A resposta da Jeep ao Defender chama-se Recon
- Notícias1 semana antes
Volvo já revelou o preço do novo EX30
- Comerciais2 semanas antes
Scania em Portugal muda-se de Vialonga para Castanheira do Ribatejo
- Avaliações Usados1 semana antes
Hyundai i10 (2008-2013)
- Motos2 semanas antes
Uma Drag Race ao estilo da Red Bull