Volvo Trucks incorpora avisos sonoros nos seus camiões elétricos – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Volvo Trucks incorpora avisos sonoros nos seus camiões elétricos

Published

on

O construtor sueco desenvolveu um sistema de alerta acústico com sons exclusivos para os seus modelos de camiões elétricos com a intenção de reforçar a segurança.



A partir do próximo dia 1 de julho de 2021, todos os veículos elétricos da União Europeia deverão emitir um certo nível de ruído quando se deslocam a velocidades inferiores a 20 km/h. Para cumprirem estas novas exigências e manter, ao mesmo tempo as vantagens que oferecem os níveis de ruído mais baixos caraterísticos dos veículos elétricos, a Volvo Trucks desenvolveu um conjunto exclusivo de sons premium para os seus camiões elétricos.

Desta forma, o construtor vai contribuir para incrementar a segurança para que peões, ciclistas e demais utilizadores da estrada, estejam conscientes dos camiões que se aproximam.

Anne Wrige, diretora de trânsito e segurança de produtos da Volvo Trucks, afirmou que, “agradecemos de verdade esta nova legislação. Desde crianças aprendemos a confiar, não só no que vemos mas também no que ouvimos do trânsito, às vezes ao ponto de nem sequer olharmos antes de atravessar a rua. Com este novo sistema, queremos contribuir para garantir que os peões e ciclistas saibam quando estão perto dos nossos veículos”, acrescentou.

Desenvolvido por peritos

A variedade de sons propostos é resultado de uma investigação e de testes exaustivos feitos “in house”.
“Estamos muito orgulhosos por termos desenvolvido sons premium de alta qualidade que são suficientemente percetíveis tanto par advertir as pessoas que se encontram perto do camião mas que também sejam agradáveis para o condutor e para os outros utilizadores da estrada”, referiu Anne Wrige.

Comerciais

Assim se produz um camião Renault Trucks

Published

on

O construtor francês juntou a atividade industrial das suas fábricas com a criação de um sistema que permite partilhar o processo de produção dos seus camiões a partir de uma visita virtual da fábrica de Bourg-en-Bresse.



Esta visita proporciona aos participantes a possibilidade de descobrir de forma interativa as várias etapas necessárias para a montagem de um camião.

A imersão é total, pois os visitantes podem usufruir de uma visão de 360º da linha de montagem em movimento, onde os operadores intervêem de forma manual utilizando ferramentas e dispositivos ergonómicos. Todo os operários têm conhecimentos técnicos únicos, pois cada camião é produzido à medida e corresponde às necessidades específicas de cada cliente.

Aceda à visita virtual

Nas 13 etapas chave da produção de um camião, os visitante dispõem de um áudio com as explicações correspondentes, e escolher entre a língua francesa e a inglesa. Para o que desejam aprofundar mais a experiência, existe conteúdo adicional como entrevistas a operadores ou técnicos que trabalham na linha de montagem.

 

Continuar a ler

Comerciais

Rally Dakar em 2022 vai ter muitos camiões e muita areia

Published

on

Regressa o rali mais duro do mundo… o Dakar regressa às pistas da Arábia Saudita para seguir na senda que marcaram as suas origens. Dunas, muitas dunas e muita navegação vão marcar a corrida que vai ter início no dia 2 de janeiro de 2022.

Já foi apresentada a 44ª edição do Rally Dakar que volta a ser corrido na Arábia Saudita (já lá vão três anos). Arranca em Ha´il, termina em Jeddah e tem um dia de descanso em Riad, mas ao “inclinar” o percurso mais para sudeste, os organizadores trazem mais areia à prova e ao desafio.

O rali arranca a 2 de janeiro e termina a 14 do mesmo mês. A competição baseia-se na travessia e navegação fora de pista, enquanto os descalabros no cronómetro chegam de furos como aqueles que se sofrem em etapas mais pedregosas.

Como novidade para 2022, com a vontade de levar o Dakar para as emissões de carbono mais reduzidas, foi criada a categoria T1-E, reservada a protótipos experimentais nesse âmbito. O horizonte para colocar um fim aos motores de combustão nos automóveis participantes situa-se em 2030.

Em 2022 será a segunda edição do Dakar Classic, que no passado mês de janeiro despertou muito interesse. Serão introduzidos ajustes ao regulamento. A regularidade já não vai ser o único critério de avaliação. Em alguns troços que representarão em torno de 20% do percurso, serão unicamente percorridos através da navegação.

O sucesso desta nova modalidade reservada para automóveis e camiões dos anos 80 e 90, supõe uma nova forma de fazer a aventura Dakariana. Uma nova forma de desfrutar da pilotagem. Tanto assim é que já se prevê que a lista deste tipo de veículos pode duplicar. Muito serão camiões.

Continuar a ler

Comerciais

Nova VW Multivan vai substituir Sharan e traz versão PHEV

Published

on

A Volkswagen revelou as primeiras imagens da Multivan T7, um modelo que promete substituir o monovolume Sharan e que assenta na plataforma MQB.



É capaz de transportar até sete ocupantes e acaba por ser maior do que a geração anterior do modelo. Tem 4973 mm de comprimento, 1941 mm largura e 1903 mm de altura. No entanto, há uma versão mais comprida com um total de 5173 mm. A distância entre eixos de ambas é de 3,12 m.

A VW diz o que o novo monovolume tem um interior mais flexível e mais espaçoso, com um novo sistema modular de bancos e uma mesa multifunções. Os cinco lugares posteriores podem ser removidos na sua totalidade e a segunda fila de bancos pode ser rodada em 180 graus.

Promete maior foco na aerodinâmica, tecnologia, estilo, ergonomia e na eficiência. Para começar, traz pela primeira vez uma opção híbrida plug-in. O Multivan eHybrid junta um motor 1.4 de quatro cilindros turbo TSI com 150 cv e um motor elétrico de 109 cv posicionado no eixo dianteiro, em associação a uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis velocidades (de sistema “shift-by-wire”), para um total de 218 cv.

A bateria de 13 kWh de capacidade colocada no piso do carro permite percorrer até cerca de 50 km em modo elétrico. A gama dispõe ainda de opções a gasolina 1.5 TSI de 136 cv e 2.0 TSI de 204 cv e uma Diesel 2.0 TDI de 150 cv (que chegará apenas em 2022), todas em associação com uma DSG de 7 relações.

Tem uma grelha a toda a largura, faróis em LED de formato afilado (com opção adaptativa IQ.Light) e pode ser encomendado num esquema de duas cores. Por dentro, com a remoção da consola central (e com ela o travão de mão e o convencional punho da caixa) foi possível criar um piso totalmente plano para todo o carro.

Na versão base a bagageira tem 469 litros de capacidade, extensível a 4053 litros com a remoção individual dos bancos da segunda e terceira fila na versão longa. Os bancos do T7 são 25% mais leves. Na terceira fila há também lugares individuais, sendo possível instalar elementos amovíveis (como uma mesa) que podem movimentar-se através de uma calha entre os bancos.

É o primeiro “comercial” da VW a vir equipado com o sistema Travel Assist, que permite uma condução semiautónoma. O novo Multivan vai ser mostrado ao público no Salão de Munique em setembro.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração