Novos
6 conselhos para evitar o enjoo
Published
3 anos anteson
By
Pedro Grilo
Falar de viagens de carro e de enjoos é algo que infelizmente para algumas pessoas é comum. Certamente que já houve uma viagem em que não nos sentimos lá muito bem e se afortunadamente isso nunca nos aconteceu, de certeza que conhecemos alguém que enjoa quando anda de carro.
Aqui lhe deixamos seis conselhos para minimizar este mau estar quando viaja num automóvel:
1 – Previna-se para o pior
Para começar, o melhor mesmo é salvaguardar o pior cenário e, “não vá o diabo tecê-las” leve um saco de enjoo, ou de plástico, toalhetes e água fresca. A “desgraça” pode sempre acontecer e por vezes quem vai ao volante pode não ter tempo, ou local, para parar o carro em segurança. Pelo menos com este “kit” sempre salvaguarda a manutenção da limpeza dos demais e do próprio habitáculo.
2 – Não viaje no banco de trás
Se é propenso a enjoar, evite ir no banco de trás. Prefira o do pendura e se tiver mesmo de ir no banco traseiro então escolha viajar ao meio pois sempre pode fixar o olhar para a frente, o que reduz o risco de enjoo.
3 – Cuidado com o olhar
Evite olhar para a paisagem que passa ao lado do veículo. O movimento cansa a vista, por isso o melhor é focar-se na frente ou então olhar para um ponto fixo mais perto de si. Ler ou utilizar o telemóvel também não ajuda nada a evitar o enjoo.
4 – Conduza suavemente
Quem vai ao volante tem muita responsabilidade no bem estar dos demais e por isso conduzir de forma suave é o ideal para reduzir a possibilidade de enjoar. Evite movimentos bruscos, tanto na travagem, como na direção ou aceleração.
5 – Areje o habitáculo
O ar fresco é determinante para minimizar os riscos de enjoo. Um interior bem oxigenado e fresco reduz a sensação de mau estar para quem é mais suscetível ao enjoo. Areje o veículo antes da viagem e assegure-se que este não está muito quente (por ter estado ao sol, por exemplo) antes de iniciar a viagem.
6 – Faça paragens regulares
Além de ajudar a recuperar o corpo reduzindo a fadiga, parar várias vezes nas viagens mais longas é fundamental também para descansar a vista e melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a reduzir o risco de enjoo.
Além destes concelhos convém salientar que por vezes o problema do enjoo só é resolvido com medicação adequada e para tal deve consultar o seu médico. Ainda assim, estes conselhos são pequenos gestos que pode fazer para evitar que a sua viagem se torne muito complicada.
Também pode gostar

O outono já chegou e com ele as primeiras condições atmosféricas mais adversas e menos horas de luz a cada dia que passa, por isso ter o automóvel em condições e ter atenção a alguns comportamentos e ambiente rodoviário é fundamental para passar o outono sem dissabores.
Depois do verão onde normalmente há mais viagens longas, o automóvel deve ser preparado para o outono e o comportamento do condutor também deve reforçar alguns cuidados pois a realidade que o rodeia na estrada também mudou. Por isso aqui ficam alguns conselhos para melhor lidar com estes dias mais curtos, frios e chuvosos:
1 – Faça uma revisão ao carro
Comece por verificar o estados de todos os fluídos, do óleo, do óleo dos travões, do líquido de refrigeração e do líquido do limpa para-brisas. Veja também o estado da bateria e dos pneus, não se esquecendo de ver como está a pressão dos mesmos já que a tendência é diminuir com a diminuição da temperatura. Se achar que o verão foi “duro”, não hesite em fazer uma revisão ao mesmo junto de um mecânico. Exige algum investimento extra, mas pode evitar custos bem maiores no futuro.
2 – Trate das escovas
Analise bem o estado das escovas limpa para-brisas. Veja as condições da borracha, se não está demasiado rígida e se não tem falhas. Não hesite em trocar para umas escovas novas pois são determinantes para garantir uma boa visibilidade em dias de chuva.
3 – Verifique a iluminação
Veja se toda a iluminação do carro está em condições e se for necessário troque as lâmpadas que lhe parecem estar a ter um rendimento mais fraco. Além disso veja se as próprias óticas não precisam de ser limpas ou até mesmo polidas. Com o passar do tempo a parte cristalina começa a ficar “queimada” e baça, fazendo com que haja uma perda substancial de luminosidade no feixe de luz das lâmpadas.
4 – Atenção redobrada ao volante
No outono começam a surgir as primeiras chuvas e também convém não esquecer as folhas caducas que caem das árvores nesta estação do ano. Também este elemento reduz a aderência dos veículos e pode esconder buracos bem grandes debaixo do tapete de folhas que por vezes se forma na estrada, especialmente nas cidades.
5 – Escolha bem o estacionamento
Pelo sim pelo não, é melhor prevenir do que remediar, por isso veja bem onde estaciona. Se tem de estacionar na rua veja bem se não o faz numa zona baixa, sujeita a inundações, ou junto a árvores que com o mau tempo também podem cair causado graves danos no veículo. Mesmo se tem garagem para o seu carro, veja se esta tem os sistemas de escoamento em condições, pois as primeiras chuvas mais fortes têm tendência a criar complicações com inundações.
6 – Cuidado na condução
Com o piso molhado e má visibilidade lembre-se que na estrada deve ter cuidados especiais como duplicar a distância para o veículo da frente e ser suave no controlo do veículo. Evitar travagens fortes ou acelerações bruscas e não ser demasiado nervoso no volante com guinadas no volante que o podem fazer perder o controlo do automóvel.

O verão já lá vai e o tempo frio aproxima-se sendo que as descida das temperaturas é sempre sinónimo de um maior esforço para as baterias, podendo chegar ao ponto de terem de ser trocadas.
As temperaturas baixas são particularmente adversas para as baterias pois exigem mais delas no momento do arranque já que o frio torna o óleo do motor mais denso e como tal o esforço da bateria para alimentar o motor de arranque e colocar o motor em funcionamento é maior. Além disso, a bateria leva mais tempo a carregar em viagem por causa das temperaturas.
Perante este “esforço adicional” que é pedido às baterias nas estações mais frias do ano, é conveniente preparar a sua bateria para estes meses e por isso aqui ficam alguns conselhos:
Inspecione a bateria
Antes de enfrentar os meses mais frios, faça uma inspeção à bateria, de preferência com um profissional para aferir o estado da mesma, como está a sua capacidade e potência. Estes testes são particularmente importantes se a sua bateria tem mais de três anos pois com a idade o desempenho das baterias vai diminuindo, perdendo capacidade de carga e potência.
Limpe a bateria
Ter a bateria limpa de corrosão é determinante para que a passagem de corrente seja feita da melhor forma. Por isso, verifique o estado dos bornos e limpe-os se necessário, não se esqueça de fazer o mesmo com os conetores do carro e de usar sempre luvas pois a corrosão pode causar irritações na pele. Verifique também a base da bateria pois pode ter acumulado corrosão e além de danificar a bateria pode começar a corroer a própria base.
Não sobrecarregue o arranque
Quando for dar à chave do carro para começar a sua viagem, faça-o com tudo o resto desligado, ou seja, desligue o ar condicionado, o auto-rádio e qualquer outro sistema que peça energia da bateria. Assim não a sobrecarrega no momento de colocar o motor a trabalhar.
Troque a bateria
Se fez um teste à bateria no início do tempo frio e foi avisado que, apesar de ainda funcionar, ela não irá durar muito, então equacione trocar a bateria de imediato. É melhor fazê-lo antecipadamente do que depois ficar parado sem bateria, com todos os contratempos que isso possa trazer, eventualmente ainda ter de pagar assistência, e no fim de contas acabar por ter de comprar uma bateria nova.
Seja previdente
Pelo sim, pelo não, convém adquirir um pequeno kit de emergência com um booster, ou comprar uns cabos de bateria, pois se a bateria já tem alguns anos ela pode sempre pregar uma partida. Se não usa o seu automóvel diariamente, então assegure-se que pelo menos uma vez por mês anda com o carro, pois estar parado longos períodos de tempo na época fria é meio caminho andado para a bateria fazer das suas.

Meteorito acerta num Renault Clio

BYD entra no segmento dos veículos comerciais com o ETP3

Seat Leon (2013-2020)

Marca Mobilize da Renault apresenta solução Bento

Bagnaia é bicampeão de MotoGP

Lancia mostra teaser do novo Ypsilon

O último Audi TT saiu da linha de montagem

O LaFerrari de Sammy Hagar vai ser leiloado em festa

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Uma Drag Race ao estilo da Red Bull

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Spirit of Munro, uma Indian muito especial

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Quando Le Mans sai às ruas

Dacia Lodgy (2012-…)

Superdesportivo português será revelado no início de 2024

Lancia mostra teaser do novo Ypsilon

Irizar mostrou na Solutrans evolução do camião ie Truck

O último Audi TT saiu da linha de montagem

Bagnaia é bicampeão de MotoGP

Marca Mobilize da Renault apresenta solução Bento
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por luismigUma pessoa deficiente após morte dos pais pode receber apoios do estado?
- por sam78S.O.S. Boas.. alguém sabe como programar uma placa e comando de portão automático de batente (2 folhas)? Está desprogramado! (imagens dos...
- por blind3Boas a todos, Estou à procura de um Toyota para compra, sendo ele para 90% uso citadino. Procuro um que seja de pequenas dimensões sendo que...
- por AppleBudgetQue tipo de carros gostas? Desportivos (Coupés) Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno...
Em aceleração
- Notícias1 semana antes
Meteorito acerta num Renault Clio
- Notícias2 semanas antes
Renault vai lançar um novo Twingo
- Motos2 semanas antes
Queda no Qatar põe fim à temporada de Miguel Oliveira
- Comerciais2 semanas antes
Nova Renault Master tem versão elétrica com 410 km de autonomia
- Notícias1 semana antes
Fiat celebra 100 anos da Disney com uns Topolino bem especiais
- Comerciais2 semanas antes
IVECO assina parceria com a banda de heavy metal Metallica
- Notícias2 semanas antes
Xiaomi SU7, o carro elétrico para combinar com o smartphone
- Comerciais1 semana antes
BYD entra no segmento dos veículos comerciais com o ETP3