Países europeus começam a exigir testes PCR aos transportadores – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Países europeus começam a exigir testes PCR aos transportadores

Published

on

Portugal posiciona-se no topo do ranking de contágios e esta circunstância vai afetar negativamente a atividade dos transportadores portugueses que se dedicam ao transporte internacional e é precisamente a esses que se exigirá a realização de diferentes medidas sanitárias de controlo.


De nada serviu a carta que a Comissária Europeia de Transportes, Adina Valean, dirigiu na semana passada aos Ministros de Transportes dos Estados Membros opondo-se a que esses mesmos Estados Membros imponham aos transportadores medidas de controlo sanitário, já que isso iria contra a necessária fluidez do transporte de mercadorias pelo seu caráter essencial.

Na missiva, coloca como exemplo a experiência vivida no Natal passado no Reino Unido pela exigência das autoridades francesas em que cada transportador ou motorista que cruzasse o Canal da Mancha teria de apresentar um teste negativo PCR. “Os testes negativos aos condutores de camiões antes de cruzar o Canal mostram que o pessoal do transporte de mercadorias é um grupo bastante seguro porque não precisa de se misturar com os cidadão locais quando transitam por um determinado país.”

Na mesma carta, Valean adverte do risco que “estas novas medidas sejam tomadas de forma unilateral, sem coordenação, confrontando a indústria do transporte com um mosaico de regras em constante mutação, com o risco de que com o transporte de mercadorias, enfrentem diferentes regimes de testes enquanto viajam Europa fora, arriscando-se a serem sancionados, e em última instância, medidas de quarentena, se não seguirem o mosaico das regras.” Assim, assinalam que os “Estados membros deveriam reconhecer sempre os trabalhadores do transporte como pessoal essencial e evitar que tenham de se submeter a testes e medidas de quarentena. É preciso manter os carris verdes operacionais, sendo agora ainda mais importante porque começam a ser implementados novos controlos fronteiriços e os bens essenciais devem ser distribuídos rapidamente.”

PCR negativo para entrar na Alemanha

Fazendo caso omisso a estas recomendações, a Alemanha já aprovou novas medidas de controlo aplicáveis a todas as pessoas que entram no país depois de terem estado num outro país membro com alta incidência de covid nos 10 dias anteriores à entrada, entre os quais se encontra Portugal, ao qual se somarão outros países europeus nas próximas semanas.

Assim, o condutores profissionais devem completar um registo digital antes de entrar no país, disponível em www.einreiseanmeldung.de e fazer uma cópia do mesmo para entrarem na Alemanha,um teste negativo PCR e apresentar a dita prova às autoridades competentes, isto se a sua permanência exceder as 72 horas.

Em todo o caso, estarão isentos desta obrigação os condutores profissionais procedentes de Portugal no caso de terem estado em Portugal menos de 72 horas ou permaneçam na Alemanha menos de 72 horas.

Da mesma forma, a Bélgica estabeleceu a restrição para viajar para o país, permitindo que só se realizem viagens essenciais de e para o território belga, nos quais se encontra o transporte de mercadorias por via terreste, mas será preciso acreditá-lo, devendo levar a bordo do veículo uma declaração responsável (declaração de honra) que pode ser obtida no seguinte link: https://d34j62pglfm3rr.cloudfront.net/downloads/20210126_BU_Verklaring_op_eer_Finaal_EN_Goedgekeurd_Blanco.pdf

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Mercedes-Benz Trucks inicia produção em série do eActros 600

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks vai celebrar o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro deste ano na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth.
Este modelo foi recentemente reconhecido como o “International Truck of the Year 2025” na IAA Transportation em Hannover. Os primeiros veículos de clientes do eActros 600 serão construídos e registados antes do final de 2024. Em cada um destes camiões, será instalado um componente-chave da fábrica de Mannheim: a chamada caixa frontal.



A caixa frontal é um módulo tecnológico complexo que inclui várias unidades de controlo, componentes de alta tensão e um compressor de ar elétrico, ocupando o espaço anteriormente utilizado pelo motor de combustão. Ao contrário do motor diesel, a caixa frontal não tem uma função de propulsão específica, mas aloja numerosos componentes essenciais ao funcionamento do camião. No total, foram incorporadas mais de 1.000 peças individuais. Acomodar este grande número de componentes num espaço pequeno foi um desafio considerável durante o desenvolvimento, que foi resolvido através de uma “estrutura em camadas” que organiza os componentes de baixo para cima.

Andreas Moch, diretor da fábrica em Mannheim, comentou: “A caixa frontal é uma unidade de montagem intensiva para veículos eléctricos. Após uma fase de protótipo bem sucedida, estamos satisfeitos por passar à produção em série. Tanto a preparação do chassis como a instalação de todos os componentes e os testes destas unidades são efectuados na fábrica de Mannheim.”

Moch acrescentou: “A nossa fábrica de Mannheim é o centro de competência para tecnologias de baterias e sistemas de alta tensão na Daimler Truck. Com o início da produção da caixa dianteira, já atingimos o segundo marco deste ano, após a abertura do nosso Centro de Tecnologia de Baterias no verão. Isto mostra que estamos bem posicionados em termos de transformação e que estamos a dar um contributo significativo para a mobilidade sem emissões do futuro.”

Bruno Buschbacher, Presidente do Conselho de Fábrica da fábrica de Mannheim, disse: “Estou muito satisfeito por termos lançado com sucesso o primeiro produto, a caixa dianteira, sob o acordo estabelecido em 2021, e que parte do trem de força para acionamentos alternativos está agora em Mannheim. Este é um passo importante na transformação da nossa histórica fábrica de motores”.
Ao longo de cerca de um ano, foram efetuadas extensas renovações num edifício com mais de 100 anos para criar a linha de produção da caixa frontal. O revestimento do chão de 5.500 m², a ventilação e a iluminação da sala foram renovados, e a estrutura de suporte foi reconstruída. Foi então instalada uma linha de produção moderna com uma área de logística, que oferece um elevado grau de flexibilidade para diferentes quantidades e variantes de produtos.

A linha de montagem da caixa frontal é composta por quatro secções de produção consecutivas. Cada uma destas secções tem várias estações de montagem, com zonas de materiais e estações de pré-montagem nas laterais. Após a conclusão de cada nível, a caixa frontal é submetida a um “controlo de qualidade” para verificar a execução correta do processo de montagem antes de prosseguir.

Para os mecânicos que trabalham na produção da caixa frontal, o lema é: “A montagem continua a ser montagem”, embora de uma forma um pouco diferente dos sistemas de propulsão diesel convencionais. Atualmente, a equipa de produção é composta por 25 funcionários, mas este número poderá aumentar para 170 no futuro. Para preparar os funcionários da fábrica de Mannheim para os desafios da transformação, desde outubro deste ano que recebem formação num novo centro de formação de alta tensão, que oferece um ambiente de aprendizagem prática sobre as mais recentes tecnologias de alta tensão e de baterias.

As fábricas de Gaggenau e Kassel, que fazem parte da rede de produção e tecnologia da Daimler Truck para componentes de acionamento elétrico e sistemas de baterias, também fornecerão componentes-chave para o eActros 600. A fábrica de Gaggenau, um centro de competência para componentes de acionamento elétrico, fabricará componentes de transmissão, como eixos e engrenagens, que serão enviados para a fábrica de Kassel para montagem completa.
O eActros 600, concebido para o transporte de longa distância, teve a sua estreia mundial no final de 2023. Com uma elevada capacidade de bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um eixo de tração elétrico particularmente eficiente, este camião elétrico pode atingir uma autonomia de 500 quilómetros sem recarga intermédia em condições práticas. Além disso, o eActros 600 terá a capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros por dia, facilitada pelas opções de carregamento intermédio durante as pausas do condutor.

Fundada em 1908, a fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim produz motores e componentes relacionados para veículos comerciais. Com mais de 4.600 funcionários, é também o centro de competência para tecnologias de baterias e sistemas de alta tensão da Daimler Truck, contribuindo significativamente para a produção em série do seu portfólio electrificado. A fábrica também alberga um centro de formação onde mais de 11.000 jovens concluíram a sua formação ao longo de um século de história.

Continuar a ler

Comerciais

Scania com campanha para manutenção segura dos pneus

Published

on

Até 15 de dezembro, a Scania oferece condições especiais na sua rede de oficinas com vista a melhorar a segurança e a eficiência dos pneus dos camiões e autocarros.



Os pneus são o elemento de contacto entre o veículo e a estrada. São responsáveis por absorver as irregularidades da estrada, assegurar a tração e reagir aos movimentos constantes dos sistemas de suspensão e direção do veículo. Esta superfície constitui o nosso único contacto com a estrada, desempenhando assim um papel decisivo na segurança, no consumo de combustível e no conforto da condução.

A eficiência dos pneus depende das suas condições de manutenção, basicamente do controlo de rotina da pressão dos pneus e da profundidade do pavimento. A baixa pressão aumenta o consumo de combustível, havendo maior risco de rebentamento. Contrariamente, uma pressão demasiado elevada aumenta o risco de cortes nos pneus, tornando a condução menos confortável. Em ambos os casos, resulta no desgaste acelerado dos pneus e no aumento da distância de travagem. Mesmo quando não observamos irregularidades ou desgaste, pode ocorrer o fenómeno de cristalização da borracha, significando que há perda de elasticidade e de capacidade de funcionar eficazmente.

A Scania volta a centrar esta nova campanha de serviços na segurança dos condutores, incentivando a utilização e a manutenção corretas dos pneus. A campanha estará disponível até ao próximo dia 15 de dezembro, oferecendo aos seus clientes condições muito vantajosas, como a poupança das duas primeiras mensalidades nas oficinas com serviço de pneus e aderentes à campanha (consulte o seu ponto de serviço).

A campanha faz parte do novo plano de Serviços “Uma questão de confiança, escolha as oficinas Scania”, que destaca os valores da sua rede, tais como a sua ampla cobertura de serviços em Espanha e Portugal, mão-de-obra qualificada e profissional, peças sobressalentes oficiais e assistência rápida e eficiente na estrada. Esta campanha é válida para os camiões e autocarros Scania.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração