Países europeus começam a exigir testes PCR aos transportadores – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Países europeus começam a exigir testes PCR aos transportadores

Published

on

Portugal posiciona-se no topo do ranking de contágios e esta circunstância vai afetar negativamente a atividade dos transportadores portugueses que se dedicam ao transporte internacional e é precisamente a esses que se exigirá a realização de diferentes medidas sanitárias de controlo.


De nada serviu a carta que a Comissária Europeia de Transportes, Adina Valean, dirigiu na semana passada aos Ministros de Transportes dos Estados Membros opondo-se a que esses mesmos Estados Membros imponham aos transportadores medidas de controlo sanitário, já que isso iria contra a necessária fluidez do transporte de mercadorias pelo seu caráter essencial.

Na missiva, coloca como exemplo a experiência vivida no Natal passado no Reino Unido pela exigência das autoridades francesas em que cada transportador ou motorista que cruzasse o Canal da Mancha teria de apresentar um teste negativo PCR. “Os testes negativos aos condutores de camiões antes de cruzar o Canal mostram que o pessoal do transporte de mercadorias é um grupo bastante seguro porque não precisa de se misturar com os cidadão locais quando transitam por um determinado país.”

Na mesma carta, Valean adverte do risco que “estas novas medidas sejam tomadas de forma unilateral, sem coordenação, confrontando a indústria do transporte com um mosaico de regras em constante mutação, com o risco de que com o transporte de mercadorias, enfrentem diferentes regimes de testes enquanto viajam Europa fora, arriscando-se a serem sancionados, e em última instância, medidas de quarentena, se não seguirem o mosaico das regras.” Assim, assinalam que os “Estados membros deveriam reconhecer sempre os trabalhadores do transporte como pessoal essencial e evitar que tenham de se submeter a testes e medidas de quarentena. É preciso manter os carris verdes operacionais, sendo agora ainda mais importante porque começam a ser implementados novos controlos fronteiriços e os bens essenciais devem ser distribuídos rapidamente.”

PCR negativo para entrar na Alemanha

Fazendo caso omisso a estas recomendações, a Alemanha já aprovou novas medidas de controlo aplicáveis a todas as pessoas que entram no país depois de terem estado num outro país membro com alta incidência de covid nos 10 dias anteriores à entrada, entre os quais se encontra Portugal, ao qual se somarão outros países europeus nas próximas semanas.

Assim, o condutores profissionais devem completar um registo digital antes de entrar no país, disponível em www.einreiseanmeldung.de e fazer uma cópia do mesmo para entrarem na Alemanha,um teste negativo PCR e apresentar a dita prova às autoridades competentes, isto se a sua permanência exceder as 72 horas.

Em todo o caso, estarão isentos desta obrigação os condutores profissionais procedentes de Portugal no caso de terem estado em Portugal menos de 72 horas ou permaneçam na Alemanha menos de 72 horas.

Da mesma forma, a Bélgica estabeleceu a restrição para viajar para o país, permitindo que só se realizem viagens essenciais de e para o território belga, nos quais se encontra o transporte de mercadorias por via terreste, mas será preciso acreditá-lo, devendo levar a bordo do veículo uma declaração responsável (declaração de honra) que pode ser obtida no seguinte link: https://d34j62pglfm3rr.cloudfront.net/downloads/20210126_BU_Verklaring_op_eer_Finaal_EN_Goedgekeurd_Blanco.pdf

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks apresenta um novo eixo totalmente elétrico

Published

on



A Volvo Trucks apresentou um eixo traseiro totalmente novo e totalmente elétrico na IAA em Hannover, Alemanha. A Volvo Trucks possui a maior oferta de camiões elétricos a bateria do setor, com seis modelos diferentes em produção em série.

Dependendo do modelo, o alcance é de até 440 km numa carga. O novo eixo, apresentado na feira IAA em Hannover, Alemanha, permite colocar ainda mais baterias no camião ao integrar os motores elétricos e a transmissão no eixo traseiro.
Mais baterias significa maior alcance, o que cria oportunidades para que os transportes de longa distância também sejam eletrificados. Nos camiões elétricos a célula de combustível, que serão lançados na segunda metade desta década, o espaço adicional é útil para a instalação de outros componentes. “Este é um avanço para os camiões elétricos e um sinal claro de que haverá uma enorme procura por carregadores rápidos públicos para camiões pesados num futuro próximo, principalmente ao longo das várias vias”, diz Jessica Sandström, SvP Global Product Management da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks iniciará a produção em série de camiões de cabina avançada com o novo eixo eletrónico dentro de alguns anos, complementando a linha atual de camiões elétricos a bateria. “Continuaremos com os nossos versáteis camiões elétricos a bateria que já estão em produção. Atualmente, a nossa oferta cobre uma ampla gama de segmentos de transporte. Dentro de alguns anos, adicionaremos este novo eixo traseiro para clientes que utilizam rotas mais longas do que hoje”, continua Jessica Sandström.

A Volvo Trucks tem uma estratégia de três possíveis caminhos para atingir as zero emissões; elétricos a bateria, elétricos a células de combustível e motores de combustão que funcionam com combustíveis renováveis como biogás, HVO ou até hidrogénio verde. “Diferentes soluções técnicas são necessárias para enfrentar as mudanças climáticas uma vez que a disponibilidade de infraestrutura de energia e combustível difere entre países e regiões e também entre diferentes segmentos de transporte”, conclui Jessica Sandström.

Continuar a ler

Comerciais

Tigrotto e Leoncino são duas séries especiais da Iveco Daily

Published

on

O Tigrotto ganha novamente vida na Daily 4×4, um veículo único no segmento, um verdadeiro todo-o-terreno com a extrema versatilidade de um veículo comercial ligeiro profissional. Nenhum destino está fora do seu alcance, com uma escolha de versões on-road e off-road até 7,0 toneladas de peso bruto, carga útil até aos 4.300 kg e um comprimento da carroçaria até aos 5,0 metros.



Com o seu motor de 3,0 litros com 180 cv e caixa automática de 8 velocidades, a DAILY 4X4 Tigrotto proporciona um desempenho potente e uma condução de nível superior.
Esta edição especial recorre aos valores fundamentais e características de estilo do Tigrotto original: um veículo destemido, tal como o “tigre” subjacente à sua denominação, a Tigrotto Daily 4×4 usa orgulhosamente a sua vocação para o mundo do todo-o-terreno. A carroçaria preta e vermelha de dois tons realça a robustez do veículo.

A edição especial Tigrotto mantém a cor vermelha do conjunto, uma marca distintiva da produção original da IVECO. O painel de instrumentos, na mesma cor da carroçaria e dotada de elementos vintage, confere ao veículo uma imagem e uma sensação de elevada qualidade, solução que também irá apelar aos mercados das autocaravanas e dos veículos de lazer. A assinatura da Tigrotto original na grelha acentua, ainda mais, a ligação da Edição Especial do modelo às suas raízes. Numa configuração ligeiramente simplificada, em comparação com os furgões em exposição no IAA, a Tigrotto Daily 4×4 Special Edition estará disponível para encomenda em setembro deste ano, em versões furgão e chassis cabina.

A edição especial Leoncino reinventa o seu legado icónico para o futuro. Partilha as funcionalidades avançadas de mobilidade elétrica da eDAILY, o novíssimo veículo IVECO de emissões zero e único LCV elétrico a oferecer até 20 m3 de volume de carga, até 4,6 toneladas de carga útil e até 3,5 toneladas de capacidade de reboque. Apresenta a habitual solução body-on-frame do furgão eDAILY: com uma distância entre eixos de 4.100 mm e até 3 baterias de 111 kWh, pode atingir um desempenho idêntico ao da equivalente versão Diesel, com uma autonomia até 400 km em ciclo urbano.

O Leoncino está equipado com os serviços de conectividade de vanguarda da IVECO, acessíveis através do portal IVECO ON, serviços digitais como o IVECO Driver Pal, bem como novas funcionalidades desenvolvidas para ajudar os proprietários da eDAILY a gerir a sua frota de forma eficiente e proporcionar aos motoristas uma total paz de espírito.

O estilo lúdico do Leoncino foi concebido para celebrar a condução inovadora do novo veículo e as suas funcionalidades líderes na classe. A carroçaria de dois tons inspira-se nas cores do passado, com a tonalidade vintage azul-esverdeado a desvanecer-se para uma cor cremosa. O toque automóvel das saias laterais, juntamente com as letras “Leoncino” e o efeito swoosh na lateral, transmitem o dinamismo do veículo.

O design do interior da cabina utiliza elementos de estilo do passado para criar um ambiente luminoso e cheio de cores vibrantes. Os detalhes de cor na zona dos faróis de nevoeiro e as jantes de liga leve conferem um toque de estilo. A edição especial Leoncino combina a sensação das novas energias com um veículo icónico do passado, dando um salto para o futuro com a agilidade do seu homónimo, o “leão”.

As encomendas para o furgão Leoncino eDAILY Special Edition serão abertas em dezembro de 2022.

Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração