Badger: a brutal pick-up elétrica da Nikola – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Badger: a brutal pick-up elétrica da Nikola

Published

on

As pick-up elétricas começam a chegar em força, algumas sobre a forma de concept e outras já num formato muito real.



Assim, e após o anúncio da Tesla Cybertruck e da GMC Hummer EV, é a vez da Nikola, marca também americana que assinou no ano passado um acordo com a Iveco para a produção de um camião, que mostrou a sua Badger, modelo que parece estar confirmado e que vai avançar para a produção. Estes são os seus destaques.

Quem diria que modelo de dimensões e peso generoso e com um brutal comportamento todo-o-terreno fossem ser impulsionada unicamente por eletricidade? Tradicionalmentre as pick-up dos grandes fabricantes norte-americanos utilizam, normalmente, enormes motores V8 a gasolina, pois bem, a americana Nikola Corporation anunciou as primeiras informações e imagens da sua nova e fantástica Badger, um super pick-up 100% elétrica.

A Nikola Badger é uma pick-up de design agressivo e robusto, típico destes veículos. Destaca-se pelo enorme pára-choques dianteira com uma grande faixa de luzes LED integrada. As proteções da carroçaria sucedem-se nas zonas frontal, lateral e traseira. Não passam despercebidos os pisa-pés iluminados e o logótipo da Nikola de grande dimensões na tampa traseira da caixa de carga.

Quanto a dimensões, a Nikola Badger anuncia um comprimento de 5,9 m, uma largura de 2,16 m e uma altura de 1,85 m. No interior, destaca-se o enorme ecrã tátil do sistema multimédia colocado na zona central do tablier, tecnologia que também está presenta no painel de instrumentos por detrás do volante.

No que diz respeito à parte mecânica, numa primeira fase a Nikola Badger poderá contar com versões elétricas com bateria ou com pilha de combustível alimentada a hidrogénio, em ambos os casos para fornecer eletricidade aos motores elétricos. A versão de baterias vai contar com um acumulador de iões de lítio de 160 kWh, que lhe deve proporcionar uma autonomia de 480 km, de acordo com dados da Nikola.

No caso da versão a pilha sde combustível de hidrogénio, a autonomia será superior, chegando quase aos 1000 km. A potência máxima poderá render un impressionantes 919 CV, com um potência contínua de 461 CV. Quanto ao binário, destaca-se um valor de 1329 Nm.

Outras caraterísticas relevantes desta Nikola Badger são a sua grande superfície de carga, uma capacidade de reboque de até 3629 kg e uma tomada de corrente própria de 15 kW que pode ser utilizada para ligar ferramentas, luzes ou compressores.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia

Published

on

O fabricante francês Challenger está a enviar um sinal claro para um futuro mais sustentável dentro do segmento das autocaravanas com as suas novas opções híbridas ElectriX X150 e X250.



Embora os modelos híbridos plug-in sejam há muito uma prática corrente nos automóveis de passageiros, esta tecnologia continua a ser uma raridade no segmento das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 têm como objetivo preencher esta lacuna com tecnologia inovadora e design prático.
A peça central dos modelos Challenger ElectriX é o seu sistema de propulsão híbrido plug-in, que combina as vantagens de um motor de combustão com uma potente propulsão elétrica. O motor a gasolina foi concebido para garantir uma autonomia fiável em longas distâncias, enquanto o motor elétrico permite uma condução sem emissões, especialmente em zonas urbanas ou em manobras em parques de campismo. A autonomia combinada é de até 900 quilómetros.

A autonomia elétrica, por si só, situa-se entre os 80 e os 100 quilómetros, o que deverá ser mais do que suficiente para uma utilização quotidiana. É de salientar a capacidade do sistema de alternar automaticamente entre os dois modos de condução em função da situação de condução, de modo a maximizar a eficiência e o conforto.

Com um comprimento de 5,99 metros para o X150 e de 6,36 metros para o X250, os modelos ElectriX oferecem um espaço de habitação generoso num design compacto. Apesar das baterias adicionais, as dimensões permanecem idênticas às das versões convencionais. Ambos os modelos têm por base o conhecido chassis Fiat Ducato, que também é utilizado pela Sunlight, Forster e muitos outros fabricantes de autocaravanas.

O X150 oferece o formato compacto de uma carrinha de campismo com o espaço de uma autocaravana completa, enquanto o X250 também ganha pontos com um conceito de garagem traseira modular que torna a utilização do espaço de armazenamento mais flexível. A própria Challenger anuncia os seus modelos da série X com o slogan “a agilidade de uma carrinha com o conforto de uma autocaravana”, à semelhança das séries de carrinhas Sunlight ou Carado.
O interior da X150 e da X250 combina um design moderno com uma disposição funcional. As linhas simples e os materiais de cor clara criam um ambiente agradável que permite uma estadia confortável a bordo. O salão dispõe de uma área de estar confortável, complementada por uma mesa rebatível, e a cozinha, apesar das suas dimensões compactas, dispõe de uma placa de fogão de dois bicos, lava-loiça e frigorífico.

A casa de banho está equipada com um chuveiro separado, o que não é habitual em veículos deste tamanho. Os colchões de alta qualidade garantem uma boa noite de sono, enquanto as numerosas opções de arrumação facilitam a vida quotidiana. O X250 dispõe de uma zona traseira única no mercado: o conceito SDR (Smart Dressing Room) permite ajustar a altura do roupeiro para adaptar o espaço de garagem às suas necessidades.
A introdução dos modelos Challenger ElectriX é um passo importante para a mobilidade sustentável das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 oferecem um sistema de acionamento sofisticado, equipamento orientado para a prática e utilização flexível. As autocaravanas híbridas plug-in são uma opção interessante para quem procura uma autocaravana preparada para o futuro, com o seu sistema de propulsão e equipamento a partir de 99.990 euros.
Outro ponto positivo dos modelos ElectriX é a generosa garantia de 7 anos ou 100.000 quilómetros para as baterias. Este facto sublinha a confiança do construtor na longevidade e fiabilidade da tecnologia utilizada e deve também tranquilizar os potenciais compradores.

Continuar a ler

Comerciais

MAN entrega primeiro eTruck que já rola pela Europa

Published

on

Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, entregou a chave do primeiro eTruck que já foi colocado ao serviço pelo grupo logístico Duvenbeck

Com a entrega do primeiro MAN eTruck ao Grupo Duvenbeck, a MAN Truck & Bus está a estabelecer outro marco na eletrificação do transporte de mercadorias. O trator de semirreboque Ultra Low Liner eTGX, especialmente desenvolvido para os requisitos de volume de carga da logística. De acordo com a carta de intenções assinada por ambas as partes, a Duvenbeck pretende colocar em serviço até 120 unidades do MAN eTGX até 2026. A Duvenbeck implantará o MAN eTruck em várias áreas da região do Reno-Ruhr e países do Benelux.

“Com o eTruck Ultra Low Liner, a MAN desenvolveu uma solução perfeitamente adaptada aos requisitos da indústria automóvel. Nenhum outro trator de semirreboque elétrico produzido em série pode puxar reboques com uma altura interna de três metros. Isso o torna a escolha ideal para transportes com requisitos de alto volume”, explica Friedrich Baumann, diretor de Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus. “Estamos muito satisfeitos por ter dois parceiros fortes ao nosso lado, Duvenbeck e Volkswagen, para trazer essa inovação para a estrada.”

A sustentabilidade tem sido um elemento central da estratégia corporativa da Duvenbeck há anos. Com a iniciativa “Logística Verde”, a empresa está concentrada em soluções de transporte de baixa emissão e economia de recursos. “O MAN eTruck é um passo importante para uma logística livre de emissões. Isso ajuda-nos a atender aos requisitos dos nossos clientes e a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo. A sustentabilidade faz parte da nossa prática diária”, enfatiza Bernd Reining, diretor sénior de Aquisições da Duvenbeck.

A Duvenbeck implementa continuamente medidas para otimizar a eficiência energética e para conservar recursos. Isso inclui o uso de sistemas de acionamento alternativos, a redução de viagens em vazio e conceitos inovadores de carregamento. A utilização do MAN eTruck marca mais um contributo para minimizar as emissões de CO₂ na cadeia de abastecimento.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração