A baja “Mint 400” nos anos 70 – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

A baja “Mint 400” nos anos 70

Published

on

O conceito de baja não tem propriamente uma história “ancestral” no universo do desporto automóvel europeu. No nosso país, de uma forma mais generalizada só nos anos 80 é que algumas provas com estas características começaram a ser organizadas. Talvez porque o Paris Dakar sempre dominou o imaginário dos aficionados do todo o terreno nunca se ligou muito às provas do género das bajas.



De certa forma o conceito é importado dos Estados Unidos onde estas provas realizadas no deserto tiveram as suas raízes no início dos anos sessenta e quando chegaram à Europa eram já um tipo de competição bem cimentado na cultura automobilística norte-americana.

Assim trazemos-lhe um documentário sobre uma dessas provas nos anos setenta, a “Mint 400” realizada no estado do Nevada, a sul de Las Vegas, no famoso e duro deserto do Mojave. Acompanhando a equipa da BFGoodrich este vídeo da prova realizada em 1978 mostra-nos belas imagens ao melhor estilo “vintage” dos Chevy Blazer dos pilotos Frank “Scoop” Vessels e Bob Gordon a debaterem-se com as dificuldades desta competição.

Curiosidades

Dodge Ram cai na linha de montagem

Published

on

Não é todos os dias que se assiste a algo insólito como um veículo cair na linha de produção, mas aconteceu e não foi um veículo qualquer, foi uma Dodge Ram 1500 TRX, uma pick-up que pesa quase três toneladas.



O raro acontecimento teve lugar na fábrica de Sterling Heights, no estado do Michigan, nos Estados Unidos e foi tornado público através de uma foto colocada no instagram de Sinister Lifestyle.

Certamente estamos perante um erro humano ou uma falha de alguma das máquinas ou robots da linha de montagem e vem mostrar que nem sempre tudo corre bem de forma ordenada, metódica e rápida nas fábricas de automóveis. Por vezes os acidentes acontecem. Ao que consta, neste caso, só com danos materiais, felizmente.

Continuar a ler

Comerciais

1300 DAF XF 480 SuperSpace Cab a caminho da Primafrio

Published

on

A Primafrio volta a apostar em camiões DAF para renovar a sua frota. Depois de uma encomenda em 2016, o operador espanhol (ainda que tenha muitos camiões com matrícula portuguesa) adquiriu 1300 unidades DAF XF 480 Super Space Cab. A entrega dos veículos será faseada, mas já entraram ao serviço 400 unidades.



Esta é a segunda grande encomenda da Primafrio à DAF Trucks. Em 2016, esta empresa sediada em comprou 1000 camiões à DAF e um ano depois as primeiras 300 unidades já estavam ao serviço do operador espanhol de transportes e logística.
“A utilização diária demonstrou que estes veículos se tornaram numa das referências em termos de fiabilidade, eficiência de combustível e conforto do motorista”, comentou Jose Esteban Conesa, CEO da Primafrio.

“Esta nova encomenda integra o nosso plano de renovação de frota que nos permitirá ter veículos com as mais recentes tecnologias disponíveis”, acrescenta o responsável. “Com a nova adjudicação, reforçamos a nossa excelente relação profissional com a DAF”, sublinha Juan Esteban Conesa.

“Com os 1300 DAF XF 480 Super Space Cab conseguiremos melhorar a rendibilidade e a eficiência nas nossas rotas. Além disso, a pegada de carbono da frota da Primafrio será reduzida com os eficientes tratores XF. O DAF XF enquadra-se na nossa filosofia de negócio: é um camião muito fiável que garante as entregas a tempo, assim como segurança e conforto para os nossos motoristas”.

Por sua vez, Richard Zink, diretor de marketing e vendas da DAF Trucks, refere que o facto de operadores de referência como a Primafrio estarem a optar pelo DAF XF com base na sua longa experiência é “o reconhecimento da fiabilidade, eficiência e conforto do motorista do camião”.
O também membro do conselho de administração da DAF Trucks adianta que esta encomenda “sublinha o sentimento positivo do mercado: a procura de transporte está a recuperar. Estamos muito felizes por podermos apoiar a indústria dos transportes com camiões de elevada qualidade”.

A Primafrio é uma empresa especializada no transporte de mercadoria refrigerada e de bens de elevado valor, sendo um dos operadores que tem registado um maior crescimento na Europa. Com sede em Múrcia, a empresa tem filiais na Andaluzia, Catalunha, País Basco, Lisboa, como também em França e na Alemanha.
No final de 2020, a Primafrio contava com 900 camiões DAF na sua frota.

 

Continuar a ler

Curiosidades

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Published

on

Há pouco mais de um ano os Campeões do mundo Lewis Hamilton e Valentino Rossi trocaram de lugar e no circuito de Valência o britânico andou na Yamaha de Moto GP do italiano que por seu turno se sentou ao volante do Mercedes de Fórmula 1 de Hamilton.



Agora a Monster, uma das promotoras desse momento, revelou um vídeo dos bastidores desse encontro entre dois dos maiores nomes do desporto motorizado e de como foram as coisas no circuito Ricardo Tormo:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração