Os sistemas que espelham o conteúdos dos smartphones nos sistemas de infoentretenimento são comuns a quase todos os fabricantes automóveis, mesmo nos segmentos mais baixos. No entanto, nem todas as marcas disponibilizam Android Auto e Apple CarPlay nos seus automóveis, sendo a BMW um desses casos. Começou por ser a única marca a cobrar pelo Apple CarPlay, a que acrescenta o facto de não ser possível utilizar Android Auto nos automóveis da marca hélice.
No entanto, parece que vamos ter uma volta de 180 graus, a começar pelo Apple CarPlay, que passará a ser, finalmente, gratuito, terminando, em meados 2020, com o início da disponibilização do Android Auto.
Isto vai ser possível porque a BMW tem recebido diversas queixas dos seus clientes por cobrar um serviço gratuito em todas as marcas e também por não oferecer outro que podemos encontrar facilmente nos concorrentes.
Por outro lado, e ao contrário do que acontece com a maioria das marcas, estes dois sistemas funcionam sem necessidade de ter uma ligação por cabo e disponibilizam toda a informação no painel de instrumentos e no Head-Up Display, quando o mesmo está presente, claro.
Disponibilizar estes sistemas é aumentar a segurança rodoviária, pois permite ao condutor controlar as suas apps favoritas, como o Waze ou o Spotify, sem ter de desviar os olhos da estrada.