Embrulhe a sua chave para não ser clonada – Motorguia
Connect with us

Usados

Embrulhe a sua chave para não ser clonada

Published

on

Os ladrões conseguem copiar o seu comando à distância com muita facilidade. Já não precisam forçar fechaduras para levarem o seu carro em pouco menos de 60 segundos.

São cada vez mais os carros que usam o sistema de chave Keyless que também ativa a ignição… e os ladrões adoram. Todos os carros que arrancam com o pressionar de um botão de Start são possíveis vítimas deste tipo de roubo.

Atualmente os ladrões de automóveis são bem diferentes dos de antigamente que forçavam fechaduras e faziam ligações diretas. Os novos ladrões de automóveis são equiparados a hackers e limitam-se a estar perto de si (sem que se aperceba) no momento em que a sua chave/comando comunica com o carro, copiando o código de acesso que lhes permitirá levar a viatura quando estiver longe dela.

As Faraday Bags são uma forma de evitar a clonagem das chaves.

Os especialistas em cibersegurança deixam algumas recomendações aos proprietários, sendo a principal a possibilidade de envolver o comando em papel de alumínio. Desta forma o sinal emitido fica mais fraco e só funciona dentro do carro, ou seja, onde é realmente necessário. Desta forma os ladrões não conseguem captar o sinal, a não ser que se encostem ao automóvel.

No entanto, os ladrões utilizam equipamentos que recolhem a grande distância os códigos das chaves, mesmo quando estas estão dentro de casa, clonado depois o código para aceder ao veículo.

Atualmente já se encontram no mercado bolsas específicas para todo o tipo de chaves (procure por exemplo Faraday Bags) que tornam a tarefa dos bandidos mais dificultada.

Os construtores de automóveis também já despertaram para este problema e estão a desenvolver sistemas mais fechados de comunicação entre a chave e o carro.

Veja o vídeo e confirme como é fácil a clonagem das chaves.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Manutenção

Os “sinais de fumo” do escape

Published

on

Os gases de escape emitidos pelo seu veículo podem ser um alerta de que algo não está bem com o mesmo e é importante saber interpretar esses “sinais de fumo” para corrigir eventuais problemas ou até evitar avarias graves e pesadas para a carteira.


Em condições normais o fumo que sai da linha e escape é incolor e apenas ganha alguns tons azulados ou brancos quando a temperatura ambiente é baixa ou a humidade é mais elevada como no inverno, por exemplo, mas isso nada tem a ver com problemas de funcionamento. É apenas uma conjuntura meteorológica. Contudo, se fora dessas circunstâncias detetar que o fumo que sai da ponteira de escape tem constantemente uma cor distinta, então é altura de ficar alerta e intervir se for caso disso.

Para o ajudar a perceber o que se pode estar a passar é importante interpretar a cor dos gases de escape:

Cor negra

O carro estar a produzir um fumo negro é sinónimo de que algo se passa com a combustão no motor em que a relação entre a quantidade de ar e de combustível não está correta. É mais comum acontecer nos modelos a gasóleo, mas também acontece nos modelos a gasolina. Este fumo negro é um alerta pois a má combustão do motor pode ter a ver com problemas no sistema de injeção, anomalias na sonda Lambda, por exemplo. Nestas circunstância para ajudar no diagnóstico veja se sente que o carro está a gastar mais combustível e veja também o estado do filtro do ar.

Cor Azul

Se o fumo que sai do tubo de escape tem uma cor azulada, então muito provavelmente o motor está a queimar óleo e isso pode ter a ver com problemas nos segmentos, avarias no turbo ou alguma outra falha que permite a chegada do óleo à câmara de combustão. Esta situação pode ter consequências graves para o motor por isso tenha muita atenção ao nível do óleo e também ao indicador da temperatura do motor.

Cor branca

Caso o fumo que sai do escape do veículo tenha uma tonalidade branca isso pode significar que o motor está a queimar liquido de refrigeração e esse problema pode ter origem numa junta da cabeça queimada, ou até numa fissura no bloco do motor que permite a passagem do líquido de refrigeração para a câmara da combustão. Nos dois casos estamos perante um problema que pode levar a um motor gripado, por isso esteja atento ao fumo, ao nível do líquido de refrigeração mas também ao indicador da temperatura do motor.

Uma manutenção feita a tempo e horas, verificar os níveis do seu veículo e estar atento ao tipo de fumo que ele emite pelo tubo de escape pode ajudar a detetar atempadamente um problema sério e dessa forma evitar um problema maior e consequentemente uma conta para pagar mais elevada.

Continue Reading

Manutenção

Detetar problemas no catalisador

Published

on

O catalisador é um elemento determinante na linha de escape dos automóveis com motor a combustão para reduzir as emissões poluentes do mesmo, mas se não estiver em bom estado pode dar problemas. Por isso é bom perceber quais os sinais que avisam que o catalisador pode não estar bom.


Um catalisador em mau estado, danificado ou no fim da sua vida útil que normalmente está entre os 80 mil e os 120 mil quilómetros de utilização, sensivelmente, pode originar danos no motor pelo aumento da temperatura do mesmo, por exemplo, o que pode danificar alguns elementos como os pistons ou as válvulas.

Como tal é importante perceber se algo começa a não estar bem com o catalisador e para isso é importante estar atento a alguns fatores:

– Aumento do consumo de combustível

Se começa a perceber que lentamente o seu automóvel está a consumir mais combustível do que é habitual, isso pode ser um sintoma que o catalisador não está bom. Pode estar a perder capacidades ou estar entupido e isso obriga o motor a um “maior esforço” para expelir os gases de escape e consequentemente aumenta o consumo de combustível.

– Perda de potência

Quando o catalisador não está bom, um dos sintomas mais comuns é a perda de potência do motor. Ao acelerar sente-se uma resposta mais lenta ou ao fazer uma recuperação esta também é menos expedita. Isso pode indicar que o catalisador está entupido. Muitas vezes quando apenas se fazem circuitos em cidade, com deslocações curtas e onde a temperatura do motor não sobe muito, é normal que o catalisador comece a acumular partículas e a entupir pois não faz a sua regeneração. A regeneração de um catalisador é feita quando este atinge uma temperatura elevada e “queima” os resíduos que não foram queimados no motor. Ao eliminar estas partículas ele não irá entupir e manterá o seu bom funcionamento, não afetando o rendimento do motor.

– Cheiro estranho do escape

Caso estacione o seu carro e ao sair sentir um cheiro estranho vindo do escape isso também pode significar que o catalisador já viu melhores dias. Numa garagem é mais fácil perceber isto, mas mesmo na rua é percetível pois é um cheiro que parece de enxofre e é facilmente notado. Este “cheiro a enxofre” revela que os gases de escape não estão a ser processados como devem e o resultado é este odor.

– Aquecimento do motor

Se reparar que o motor começa a funcionar a uma temperatura mais alta do que é habitual isso também pode indicar que algo não está bem. Um catalisador a funcionar mal pode reter os gazes de escape e obrigar o motor a um esforço maior para os expelir, o que pode causar um aumento da temperatura do mesmo.

– Luz da injeção acesa

A luz da injeção ou do motor acesa no painel de instrumentos é outro aviso que o catalisador pode ter alguma anomalia. Esta luz indica possíveis problemas em vários elementos do motor e do sistema de injeção, portanto se o catalisador não estiver com um rendimento normal isso vai influenciar os dados captados pelos sensores de oxigénio e consequentemente a luz irá alertar que há problemas com o sistema de injeção. Alguns modelos são até mais específicos nos avisos que fazem ao condutor e têm mesmo um alerta para verificar o sistema “anti-poluição” ou o sistema de injeção.

– Sons estranhos

O surgimento de sons metálicos, “assobios” ou “chiadeiras” também podem indicar que algo se passa com o catalisador. Os sons metálicos ou sons semelhantes a peças soltas dentro do catalisador podem indicar que a componente cerâmica do miolo se degradou ou partiu, soltando bocados que andam à solta dentro do catalisador. Por outro lado, silvos, assobios ou um determinado chiar pode ser indício que o catalisador está entupido. Por fim se o som do seu carro ficou mais alto e rouco, então pode ter algum dano na carcaça do catalisador ou um furo que deixa sair os gases de escape. Pode ser muito semelhante ao som de um escape roto.

Com qualquer destes sintomas é importante consultar uma oficina especializada para resolver o problema pois protelando essa ida só irá estar a aumentar o problema e consequentemente a despesa.

De forma preventiva para que o catalisador do seu carro tenha a maior longevidade possível é importante que o automóvel tenha as revisões em dia e que seja corretamente monitorizado e também é bom que faça auto-estrada para que o catalisador atinja as temperaturas necessárias para fazer a sua regeneração corretamente.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Em aceleração