Trotinetes sem lei – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Trotinetes sem lei

Published

on

Em Portugal pode fazer o que quiser e andar por onde bem entender porque não há legislação específica que impeça o uso das trotinetes. Já em Espanha a DGT está a preparar legislação para colocar a nova saga das trotinetes dentro da lei e multar quem não cumprir as regras.

As capitais europeias e as grandes cidades estão a ser alvo de uma invasão de trotinetes que promete dar que fazer às autoridades locais. A cidade de Lisboa foi inundada de trotinetes, com a autorização da Câmara Municipal de Lisboa, que são largadas pelos passeios causando transtorno a que neles circula e aos cidadãos com mobilidade reduzida – e em especial aos invisuais que tropeçam e caem – por causa destes elementos estranhos largados pelos passeios da capital.

No que à circulação diz respeito, as trotinetes quando misturadas com a falta de civismo e a negligência, são autênticas “bombas” prontas a potenciar acidentes graves. Os utilizadores deste novo tipo de “mobilidade urbana” circulam, nas ruas, avenidas, passeios, ciclovias e passadeiras, a velocidades impróprias e sem respeitarem regras, desprovidos de elementos de segurança como um simples capacete. E tudo isto sem que a polícia saiba o que fazer ou que leis aplicar a quem faz uso das trotinetes.

Em Espanha, a morte de uma mulher atropelada por uma trotinete colocou em causa todo o sistema desregulado, semelhante ao de Portugal, obrigando a Direção Geral de Tráfego (DGT) a tomar medidas imediatas. A lei será aplicada pelos municípios de acordo com as características das localidades. O principal objetivo é retirar as trotinetes da circulação nos passeios e encaminhar estes veículos para as ciclovias e estradas com menos trânsito.

Devido à quantidade e diversidade das trotinetes atuais, com, motores e velocidades diferentes, o principal obstáculo para o legislador está na categorização dos veículos. Também as idades dos utilizadores vão estar em foco, sendo que tudo aponta para os 16 anos como idade mínima para usar as trotinetes na via pública.

A velocidade máxima que o legislador espanhol pretende implementar é de 25 Km/h, sendo que todas as trotinetes terão de estar limitadas a esta velocidade. Todas as que quiserem circular acima desta velocidade vão ter de possuir matrícula e o limite será de 45 km/h. O uso de capacete é obrigatório em todos os tipos de trotinete.

Tudo ainda está a ser discutido, mas aponta para uma lei que regule este novo tipo de mobilidade urbana e que já começa a registar muitas queixas e acidentes.

Em Portugal tudo continuará na mesma. Não se admire se um destes dias encontrar uma trotinete a todo o gás em plena A1.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

SU7 Ultra, o “canhão” da Xiaomi com mais de 1500 cavalos

Published

on

A Xiaomi revelou o protótipo daquele que poderá vir a ser o seu superdesportivo, o SU7 Ultra, uma máquina capaz de debitar uns impressionantes 1548 cv de potência.



O mundialmente conhecido grupo chinês de produtos eletrónicos, Xiaomi, acaba de revelar o SU7 Ultra, um desportivo todo em carbono que utiliza três motores elétricos que em conjunto lhe dão uma potência de 1548 cv. Trata-se da nova geração de motores HyperEngine V8s sendo que este Ultra conta com dois V8s e um V6s alimentados por uma bateria de alta performance desenvolvida pela CATL que está inserida num sistema de 897 V.

Com um peso de 1900 quilos o SU7 Ultra acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,97 segundos e tem uma velocidade máxima de 350 km/h sendo que a marca chinesa planeia bater o recorde de Nurburgring para berlinas desportivas que está nos 7m07,55s e é detido pelo Porsche Taycan Turbo GT.

Continuar a ler

Notícias

Fiat Grande Panda elétrico por menos de 25.000 euros

Published

on

A Fiat estabelece um preço de entrada abaixo dos 25.000 euros para a versão 100% elétrica do seu Grande Panda um modelo com uma silhueta de SUV compacto que deverá chegar ao mercado no último trimestre deste ano.



A proposta totalmente elétrica será a primeira a ser comercializada e conta com um motor elétrico capaz de debitar 113 cv de potência, sendo alimentado por uma bateria de 44 kWh e, segundo a marca italiana, com uma autonomia de 320 quilómetros.

No entanto o grande Panda não será apenas elétrico, posteriormente também chegarão ao mercado as versões Mild Hybrid com um motor a gasolina com 1.2 litros de cilindrada e 101 cv de potência. Esta proposta deverá ter um preço base em torno dos 20 mil euros.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Diamondplus
    Ora boas, hoje fui almoçar num restaurante em que na zona virada mais para o exterior permite a entrada de animais de companhia, na mesa em que...
  • por Mrodrigues
    Enquanto outros não vêm vantagens noutros segmentos além daquele que tem SUV EV, os coreanos vão a todas. Eis o K4 europeu, o Ceed. ​​​​​​​​​​
  • por Lage
    Adquiri um carro importado (fui buscar à França). Pedi um relatório do histórico do veículo, inclusive os km. No entanto, na verificação dos...
  • por Jottapee
    Boa tarde! Qual a melhor bateria para a Renault Megane Sportourer 1.5 Dci com sistema Start&Stop?

Em aceleração