Ligue-se connosco

Notícias

Trotinetes sem lei

Published

on

Em Portugal pode fazer o que quiser e andar por onde bem entender porque não há legislação específica que impeça o uso das trotinetes. Já em Espanha a DGT está a preparar legislação para colocar a nova saga das trotinetes dentro da lei e multar quem não cumprir as regras.

As capitais europeias e as grandes cidades estão a ser alvo de uma invasão de trotinetes que promete dar que fazer às autoridades locais. A cidade de Lisboa foi inundada de trotinetes, com a autorização da Câmara Municipal de Lisboa, que são largadas pelos passeios causando transtorno a que neles circula e aos cidadãos com mobilidade reduzida – e em especial aos invisuais que tropeçam e caem – por causa destes elementos estranhos largados pelos passeios da capital.

No que à circulação diz respeito, as trotinetes quando misturadas com a falta de civismo e a negligência, são autênticas “bombas” prontas a potenciar acidentes graves. Os utilizadores deste novo tipo de “mobilidade urbana” circulam, nas ruas, avenidas, passeios, ciclovias e passadeiras, a velocidades impróprias e sem respeitarem regras, desprovidos de elementos de segurança como um simples capacete. E tudo isto sem que a polícia saiba o que fazer ou que leis aplicar a quem faz uso das trotinetes.

Em Espanha, a morte de uma mulher atropelada por uma trotinete colocou em causa todo o sistema desregulado, semelhante ao de Portugal, obrigando a Direção Geral de Tráfego (DGT) a tomar medidas imediatas. A lei será aplicada pelos municípios de acordo com as características das localidades. O principal objetivo é retirar as trotinetes da circulação nos passeios e encaminhar estes veículos para as ciclovias e estradas com menos trânsito.

Devido à quantidade e diversidade das trotinetes atuais, com, motores e velocidades diferentes, o principal obstáculo para o legislador está na categorização dos veículos. Também as idades dos utilizadores vão estar em foco, sendo que tudo aponta para os 16 anos como idade mínima para usar as trotinetes na via pública.

A velocidade máxima que o legislador espanhol pretende implementar é de 25 Km/h, sendo que todas as trotinetes terão de estar limitadas a esta velocidade. Todas as que quiserem circular acima desta velocidade vão ter de possuir matrícula e o limite será de 45 km/h. O uso de capacete é obrigatório em todos os tipos de trotinete.

Tudo ainda está a ser discutido, mas aponta para uma lei que regule este novo tipo de mobilidade urbana e que já começa a registar muitas queixas e acidentes.

Em Portugal tudo continuará na mesma. Não se admire se um destes dias encontrar uma trotinete a todo o gás em plena A1.

Notícias

Hackers são os novos ladrões de carros

Published

on

Em Chicago os hackers fizeram desaparecer 100 Mercedes CLA/GLA pertencentes à Car2Go. Bastou alterarem a app que lhes dá acesso aos veículos.

A Car2Go lançou em Agosto de 2018 na cidade norte-americana de Chicago uma frota de 400 unidades da Mercedes-Benz com os modelos CLA e GLA. Baseada numa app de carsharing, a frota viu desaparecer nos últimos dias mais de 100 carros. A cadeia de televisão CBS Chicago anunciou que muitos desses carros foram usados para cometerem crimes.

A Car2Go reservou o direito de não divulgar como a app foi corrompida, mas confirmou que a aplicação para smartphones permite abrir o carro e colocar a viatura em funcionamento, só que logo de seguida perderam o rasto e o controlo de GPS de localização das viaturas deixou de funcionar.

A Car2Go também tem uma frota de Smart For Two, mas esses continuam intactos porque os ladrões não se interessaram por um modelo pequeno e até mais fácil de esconder.

A CBS Chicago revelou que foram, entretanto, detidas 16 pessoas suspeitas de estarem envolvidas neste roubo, mas até ao momento não existiam provas suficientes que as pudessem incriminar.

A Car2Go anunciou que o serviço de carsharing está suspenso por tempo indeterminado.

Continuar a ler

Notícias

Drones vão controlar os condutores

Published

on

Na semana da Páscoa as autoridades espanholas testaram oito novos drones de controlo de trânsito e infrações. Não devem tardar a chegar a Portugal…

A Direção Geral de Tráfego (DGT) espanhola colocou no ar oito aparelhos equipados para vigiar as estradas durante a semana santa. Com os drones a DGT consegue apanhar os infratores de forma mais discreta que os helicópteros e os carros patrulha. Foram muitos os condutores apanhados ao telefone, sem cinto de segurança, a atirarem lixo para fora das viaturas, etc.

Os drones voam a 120 metros de altura, têm um raio de ação de 500 metros e conseguem estar no ar durante duas horas. Por agora estão em fase de testes e as infrações não serão punidas. Está a ser preparada a lei no sentido da prova recolhida pelo drone ser validada.

Portanto, a nova ameaça aos infratores está no ar, voa por cima das suas cabeças.

Continuar a ler

Notícias

Vai haver combustível em Lisboa ainda hoje

Published

on

De forma a assegurar os serviços mínimos acordados com o Governo, há alguns postos a ser reabastecidas na zona de Lisboa, no decorrer do dia de hoje.

Se necessita de abastecer, pode tentar a sua sorte aqui:

BP no Restelo
Galp no Aeroporto de Lisboa
Repsol em Alcoitão
Repsol em Benfica
Prio em Oeiras
Prio na Damaia
Prio em Ranholas, A16

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração