Ligue-se connosco

Notícias

Trotinetes sem lei

Published

on

Em Portugal pode fazer o que quiser e andar por onde bem entender porque não há legislação específica que impeça o uso das trotinetes. Já em Espanha a DGT está a preparar legislação para colocar a nova saga das trotinetes dentro da lei e multar quem não cumprir as regras.

As capitais europeias e as grandes cidades estão a ser alvo de uma invasão de trotinetes que promete dar que fazer às autoridades locais. A cidade de Lisboa foi inundada de trotinetes, com a autorização da Câmara Municipal de Lisboa, que são largadas pelos passeios causando transtorno a que neles circula e aos cidadãos com mobilidade reduzida – e em especial aos invisuais que tropeçam e caem – por causa destes elementos estranhos largados pelos passeios da capital.

No que à circulação diz respeito, as trotinetes quando misturadas com a falta de civismo e a negligência, são autênticas “bombas” prontas a potenciar acidentes graves. Os utilizadores deste novo tipo de “mobilidade urbana” circulam, nas ruas, avenidas, passeios, ciclovias e passadeiras, a velocidades impróprias e sem respeitarem regras, desprovidos de elementos de segurança como um simples capacete. E tudo isto sem que a polícia saiba o que fazer ou que leis aplicar a quem faz uso das trotinetes.

Em Espanha, a morte de uma mulher atropelada por uma trotinete colocou em causa todo o sistema desregulado, semelhante ao de Portugal, obrigando a Direção Geral de Tráfego (DGT) a tomar medidas imediatas. A lei será aplicada pelos municípios de acordo com as características das localidades. O principal objetivo é retirar as trotinetes da circulação nos passeios e encaminhar estes veículos para as ciclovias e estradas com menos trânsito.

Devido à quantidade e diversidade das trotinetes atuais, com, motores e velocidades diferentes, o principal obstáculo para o legislador está na categorização dos veículos. Também as idades dos utilizadores vão estar em foco, sendo que tudo aponta para os 16 anos como idade mínima para usar as trotinetes na via pública.

A velocidade máxima que o legislador espanhol pretende implementar é de 25 Km/h, sendo que todas as trotinetes terão de estar limitadas a esta velocidade. Todas as que quiserem circular acima desta velocidade vão ter de possuir matrícula e o limite será de 45 km/h. O uso de capacete é obrigatório em todos os tipos de trotinete.

Tudo ainda está a ser discutido, mas aponta para uma lei que regule este novo tipo de mobilidade urbana e que já começa a registar muitas queixas e acidentes.

Em Portugal tudo continuará na mesma. Não se admire se um destes dias encontrar uma trotinete a todo o gás em plena A1.

Notícias

Parlamento aprova igualdade para o IUC dos automóveis importados

Published

on

Há muito tempo que os proprietários de veículos importados de países da UE a partir do dia 1 de julho de 2007 e com matrícula anterior a essa data se sentiam injustiçados, pois sempre foram obrigados a pagar o Imposto Único Automóvel como se a primeira matrícula do seu automóvel fosse posterior a 30 de junho de 2007. Ou seja, uma descriminação face aos veículos que foram originalmente matriculados em Portugal. Mas isso vai acabar em breve.

Bruxelas contestou as regras aplicadas em Portugal e o Governo prometeu revê-las. Assim, a votação foi ao Parlamento, que aprovou uma alteração fiscal que vai baixar o valor do IUC.

A alteração só vai surtir efeito partir de 2020. Na verdade, apenas é reposta a justiça, pois o Estado Português estava a fazer uma interpretação muito das regras europeias, distorcendo-as.

Continuar a ler

Notícias

Ford v Ferrari no cinema

Published

on

Hollywood vai pegar numa das mais épicas batalhas da história automóvel e trazê-la para o grande ecrã. Trata-se da guerra entre a Ford e a Ferrari para vencer as 24 Horas de Le Mans nos anos sessenta.

Depois da Ford ter tentado comprar a Ferrari num negócio que caiu por terra na derradeira reunião, Henry Ford II, responsável do construtor americano enfurecido com a recusa de Enzo Ferrari em vender a marca (especialmente em perder o controlo da parte da competição) decidiu bater a marca italiana nas pistas dando origem a uma das histórias mais apaixonantes do desporto automóvel.

É essa história que o filme “Ford v Ferrari” nos conta e, possivelmente descontando algum habitual patriotismo americano, estamos perante mais um bom filme para os aficionados do mundo automóvel.

O elenco conta com Matt Damon no papel de Carrol Shelby, que foi quem desenvolveu a arma da Ford para bater a Ferrari, o GT40, e Christian Bale no papel do piloto Ken Miles. A estreia no nosso país está agendada para Novembro. Para já vamos aguçando o apetite com os dois trailers que a 20th Century Fox já revelou.

Continuar a ler

Notícias

Trancado por carros das compras

Published

on

Na Argentina um condutor estacionou o seu automóvel de forma abusiva num supermercado e os empregados do mesmo encarregaram-se de lhe dar uma lição em forma de partida.

Tudo aconteceu na localidade de Temperley, no distrito de Buenos Aires, em que num supermercado um condutor estacionou o seu Peugeot na zona destinada ao carros das compras. Perante isto, os funcionários do estabelecimemto decidiram fazer “justiça” e trancaram o automóvel completamente, rodeando-o de carros das compras o que naturalmente iria dar muito trabalho ao condutor para retirar o seu carro dali.

Toda esta situação foi presenciado por um cliente, Arnold Angelini, que nas redes sociais se encarregou de congratular a partida dos funcionários e partilhar as fotos do “bloqueio”, como noticiou o canal Fox News.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração