Polícia do Dubai vai usar drones para controlar o trânsito – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Polícia do Dubai vai usar drones para controlar o trânsito

Published

on

A polícia do Dubai não olha a custos quando de se trata de equipamento. Os condutores que se cuidem porque vão ser monitorizados do ar por um polícia montado num drone.

No ano passado a policía do Dubai anunciou que iria utilizar “hoverbikes” funcionais como uma forma de evitar o trânsito mais intenso. Os drones já chegaram e os treinos tiveram início para que os polícias “voadores” estejam prontos a operar estas máquinas em 2020. Os equipamentos são fornecidos pela empresa Hoversurf que produziu um veículo elétrico de decolagem e aterragem vertical.

De acordo com o brigadeiro Khalid Nasser Alrazooqui, o diretor-geral do departamento de inteligência artificial da polícia de Dubai, afirmou que está a decorrer o treino de duas equipas de oficiais com as hoverbikes.

As especificações do Hoversurf S3 apontam uma velocidade máxima de 100 km/h, pelo que as perseguições a alta velocidade, mas é uma ótima opção para entrar em locais de difícil acesso. No entanto, o S3 só pode suportar um máximo de 25 minutos de voo com um piloto e até 40 minutos quando está no modo drone.

O Hoversurf S3 custa 130.000 euros e não requer licença de piloto para ser conduzido.

Curiosidades

SkyDrive testa carro voador com piloto a bordo

Published

on

O sonho do carro voador é tão antigo quanto o nascimento do carro e do avião e ao longo da história várias têm sido as tentativas de desenvolver uma máquina deste género, umas mais racionais, outras mais loucas.



Desta feita a ideia vem do Japão por iniciativa da SkyDrive num projeto denominado Cartivator que agora realizou um vôo com um piloto a bordo que pairou a uma altura entre um a dois metros durante quatro minutos num recinto protegido por uma rede.

O projeto Cartivator começou em 2012 e contou com fundos de grandes nomes da indústria nipónica como a Toyota ou a Panasonic. O seu mentor, Tomohiro Fukuzawa, refere que “dos cerca de 100 projetos de carro voador no mundo, apenas uma meia-dúzia tiveram sucesso num vôo com uma pessoa a bordo e neste momento o maior desafio é mesmo a segurança de um aparelho deste género”.

De momento o Cartivator, que parece mais uma moto voadora que um carro, é totalmente elétrico e só tem uma autonomia de dez minutos. Naturalmente um veículo deste tipo apresenta enormes desafios não apenas máquina que é onde o peso das baterias é um obstáculo como pelo tipo de veículo que é que implica mexer com regras de tráfego aéreo e também com outras infraestruturas necessárias à sua comercialização e “democratização”.

Ainda não é desta que as cidades do mundo se tornam urbes voadoras como nos desenhos animados dos Jetsons, mas o vídeo do vôo do Cartivator não deixa de ser uma espécie de antevisão do que poderá um dia vir a ser uma realidade:

Continuar a ler

Curiosidades

Um Lamborghini Sián em Lego

Published

on

Que se fazem maravilhas com as peças de Lego já todos sabem e o mundo automóvel é um dos mais replicados. Desta vez o Lamborghini Sián FKP 37 foi o alvo da atenção dos apaixonados pela Lego.



Neste vídeo vemos imagens do Sián original e da sua reprodução com peças Lego Technics num fantástico trabalho de construção:

Continuar a ler

Curiosidades

Maserati Tipo 63, feito em Modena

Published

on

Numa série de vídeos intitulada “Feito em Modena”, a Maserati conta, em cada episódio, a história de um modelo emblemático criado pela marca italiana.



Neste que é o quarto episódio a marca fala-nos do Maserati Tipo 63 de 1961 e de como nasceu a sua conhecida estrutura tubular “birdcage”:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração